Continuando com as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, o Grupo ND promove um evento cultural. No dia 10 de outubro, às 19h30, a cidade de São Bento do Sul será palco de um concerto com a Camerata de Cordas da Orquestra Prelúdio, composto por violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, além do piano. O show será no Teatro Cine Brasil, com entrada gratuita.
O repertório inclui grandes clássicos da música germânica, como a “Suite em Ré Maior – BWV 1068” de Johann Sebastian Bach e os “Concertos em Ré Maior e Sol Maior – KV 107” de Wolfgang Amadeus Mozart, ambos com o pianista Arthur Bandt como solista.
A soprano lírico Karla Huch interpretará “Frauenliebe und Leben – Opus 42” de Schumann, “Edelweiss” do musical “A Noviça Rebelde” e “Meine Lippen, sie küssen so heiss” de Fraz Léhar. A direção musical e regência estão a cargo do Maestro Rafael Huch.
O evento gratuito contempla as entregas dentro do projeto multiplataforma do grupo, que celebra os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.
Projeto multiplataforma
O projeto especial multiplataforma do grupo marca o bicentenário desta importante jornada histórica. Intitulado “Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil”, ele percorre todas as regiões de Santa Catarina que foram influenciadas pela colonização germânica, explorando suas tradições, cultura e legado deixado pelos imigrantes. Além disso, uma equipe irá até a Alemanha para investigar e resgatar a história desses pioneiros que deixaram marcas no Brasil e em Santa Catarina.
Outra iniciativa do projeto é homenagear 50 personalidades que representam a comunidade germânica, que se destacaram em diversas áreas. No esporte nomes como o do tenista Gustavo Kuerten e do nadador Fernando Scherer. Na cultura nomes como o cineasta Sylvio Back e o poeta Lindolf Bell, entre outros.
Além dos diversos conteúdos, eventos e ações especiais também fazem parte do projeto. O objetivo é promover uma série de atividades em teatros, concertos musicais e exposição fotográfica.
Orquestra Prelúdio
A Orquestra Prelúdio, fundada em 2011 e dirigida pelo maestro Rafael Huch, tem como missão promover a prática musical em conjunto para músicos de Joinville. Ao longo de 13 anos, tornou-se uma referência na música instrumental em Santa Catarina, atraindo aproximadamente 40 mil espectadores em diversos eventos. Destaca-se por projetos inovadores, como “O Despertar de uma Orquestra”, “Rock in Concert” e “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema”.
Além das apresentações, a Orquestra Prelúdio investe na educação musical, oferecendo aulas gratuitas para crianças e adolescentes do bairro Jardim Paraíso, em Joinville. Em 2024, a orquestra encantou o público com o projeto “Orquestrando SC”, que levou arranjos orquestrais de clássicos do rock para cidades como Joinville, Pomerode, São Francisco do Sul e São Bento do Sul, alcançando uma audiência de 2.500 pessoas.
Data e horário: 10 de outubro, às 19h30
Local: Teatro Cine Brasil – R. Felipe Schmidt, 154 – Centro, São Bento do Sul – SC, 89280-177.