O espaço artístico uruguaio “uyArtistas” escolheu Florianópolis para realizar sua primeira mostra internacional de artes visuais, a “Coletiva Internacional uyArt! / Brasil 2025”.
Na ocasião, serão expostas mais de 50 obras de 46 artistas uruguaios que trabalham com pinturas, esculturas e artes digitais. A mostra será de 6 a 30/3, no Museu da Escola Catarinense (MESC)/UDESC e, para a vernissage, a expectativa é de que a maioria desses artistas esteja na cidade com suas famílias, para celebrar o marco importante para o coletivo.
Há três anos o “uyArtistas” realiza exposições, oficinas, congressos e eventos culturais no Uruguai, sempre com muito sucesso; a escolha de fazer uma primeira mostra internacional na capital catarinense é estratégica. A cidade é considerada a mais inovadora do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), a partir de uma pesquisa feita pela ESPM. A integração entre criatividade e empreendedorismo foi a característica que concedeu o reconhecimento à Florianópolis, que tem as cidades Vitória (ES) e Curitiba (PR) como vice e terceira posição no ranking.
Além disso, um dos diretores fundadores da uyArt!, o uruguaio Ricardo Botana, mora em Florianópolis há 22 anos. Botana, que fez a produção geral e a curadoria dos artistas que irão participar da mostra, trabalha como produtor cultural na cidade e comenta que está muito feliz em trazer a exposição. “Temos uma comunidade de uruguaios muito ativa em Florianópolis, mas esperamos chegar também no público local com essa exposição, fato que, sem dúvida, será uma grande festa e um ótimo intercâmbio cultural entre a cena artística daqui e de Montevideo”, observa.
Mostra, turismo e oficina
Uma programação intensa recepcionará os artistas que virão para a abertura do evento. Desde jantar em restaurante típico de Florianópolis e um passeio por alguns pontos turísticos da cidade, até workshop com um dos artistas da técnica ‘fisgital’ mais conhecidos do Uruguai, Federico Butler, no sábado, 8. As inscrições para a oficina “Ferramentas Digitais para Artistas” custam R$500 e podem ser feitas pelo Instagram @uyartistas. Para participar, é conveniente ter iPad, Apple Pencil e Procreate já instalado.
De acordo com Botana, a exposição dos 46 artistas do coletivo uyArt! trará uma visão plural e vibrante da criação artística contemporânea, refletindo a intenção e os objetivos do grupo, levando para a mostra e a oficina diversas linguagens expressivas. “Temos um olhar que contempla a diversidade e um projeto que representa um salto qualitativo da projeção da arte uruguaia no cen
ário internacional, incentivando a coexistência de artistas com diferentes formações e experiências no campo das artes”, observa.
A “Coletiva Internacional uyArt! / Brasil 2025” foi declarada de interesse ministerial pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério de Educação e Cultura do Uruguai e conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis. A exposição é gratuita e fica em cartaz no MESC/UDESC, no Centro de Florianópolis, até o dia 30/3.
Fotos: Divulgação/uyArtistas