O Festival Brasileiro da Cerveja começa nesta quarta-feira (4/3) e segue até 7/3, em Blumenau, no Parque Vila Germânica.
A edição de 2026 traz como destaque a tecnologia e as perspectivas para o futuro da indústria cervejeira. Entre os principais atrativos estão o Degusta e o Seminário Técnico Científico. No Degusta, a inovação aparece nas estações de autosserviço de chope, que ampliam a experiência do público. Já o seminário adota como eixo central o tema “Cerveja do Futuro”, promovendo debates sobre automação, novas tecnologias e tendências do setor.
O Degusta é reconhecido como o maior encontro de degustação livre do Brasil, conforme destaca Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e um dos organizadores. Nesta edição, os visitantes poderão experimentar cerca de 900 rótulos produzidos por mais de 200 cervejarias.
Criado em 2025, o formato retorna neste ano com identidade reforçada e organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja. “As expectativas estão muito boas. Em 2025 o modelo foi super validado e esse ano trouxemos várias melhorias e inovações, o público está vindo com força”, disse.
Como parte das novidades, oito torneiras automatizadas permitirão que o próprio visitante sirva o chope, interagindo diretamente com o sistema de extração. A proposta é oferecer uma vivência mais dinâmica e conectada à proposta tecnológica que marca esta edição do festival.
“Um dos pilares do autosserviço é justamente a experiência e a proximidade do consumidor com o chope. Por isso, ter as estações de autosserviço no Degusta será uma forma de contribuir ainda mais com essa vivência, com a troca, com o contato com a tap.”, explica Alexandre Flores, sócio-fundador da Beerpass, startup de autosserviço de chopp que patrocina o evento e levará a solução aos visitantes.
Seminário Técnico Científico
Outra programação do Festival Brasileiro da Cerveja é o Seminário Técnico Científico. A escolha do tema como “Cerveja do Futuro” reflete o momento de reinvenção vivido pela indústria cervejeira, pensando nas tendências e no que há por vir.
Nas palestras serão discutidos assuntos como controle de qualidade, canais de distribuição e também automação, onde os presentes poderão se aprofundar nas possibilidades que as estações 24h podem trazer aos seus negócios.
“O mercado passa por transformações desde o comportamento do consumidor até a gestão das operações. Com isso, a tecnologia deixou de ser tendência e passou a ser necessidade. Então, falar sobre automação, autosserviço e estações 24 horas é discutir novas possibilidades para empreendedores que buscam entrar ou crescer no mercado cervejeiro”, analisa Flores.
Unindo-se a isso, o seminário vai ampliar o olhar a respeito de temas como rótulos e comportamento de consumo. “A gente vive um momento em que todo mundo está buscando soluções e se reinventando. O seminário vem justamente para discutir esse horizonte de inovação, seja em tecnologia e a tendência de consumo de cerveja, por exemplo, cerveja sem álcool, sem glúten, com probióticos, com redução de calorias e produtos diferentes”, destacou Bressiani.

Foto: Divulgação
Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a ComunidadeAcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]
