A Panvision disponibilizou o catálogo digital da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2024), que foi realizado entre os dias 5/9 e 11/9.
Ao todo, o evento contou com 88 atividades, como sessões de cinema, presencial e on-line, oficinas de formação, palestras e debates no Encontro de Mercado do Mercosul – ECM+LAB, o Fórum Audiovisual e lançamento de livro.
A curadoria selecionou 52 filmes para o FAM 2024, sendo 47 para as Mostras Competitivas e 14 para a Mostra Convidada, incluindo o curta-metragem Ritinha, exibido na Cerimônia de Abertura. O filme foi escrito e dirigido por Antonio Celso dos Santos, fundador do FAM, falecido no ano passado. No total, 66 obras de 14 países foram exibidas este ano, contando com cinco filmes produzidos durante o Festival no Projeto Rally Panvision. Nesta 28ª edição, sete Mostras Competitivas fizeram parte da programação do festival: Work In Progress (filmes em processo de finalização), Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe, Mostra Curtas, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Longas e a novidade deste ano, a Mostra On-line com obras disponibilizados pelo canal do FAM no YouTube. Na Mostra WIP e na Mostra Curtas Catarinenses, todas as produções foram inéditas.
Os filmes das Mostras Competitivas concorreram a mais de 100 mil reais em produtos e serviços de empresas apoiadoras da Panvision: Aktoro, CoolTunes, DOT, JLS, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie e PluralTec. O FAM 2024 teve ainda o Prêmio do Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil, para o filme brasileiro escolhido entre os integrantes das Mostras Curtas e Curtas Catarinenses e o Prêmio RECAM , que além do certificado, incluiu 250 dólares, legenda em espanhol ou português, cópia acessível para pessoas cegas e surdas, e um convite para circular na rede de salas digitais do Mercosul e circuito comercial RECAM durante o ano de 2024.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural que foi produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundac?a?o Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Confira aqui o relatório completo.