Publicidade
Evento internacional: 440 enxadristas da América Latina competirão em Florianópolis de 19 a 28/01
17 de Janeiro de 2024

Evento internacional: 440 enxadristas da América Latina competirão em Florianópolis de 19 a 28/01

Enxadrista da elite mundial, Norueguês GM Aryan Tari é o convidado especial do evento que acontece pela 10º vez no Lira Tênis Clube, casa oficial da competição

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Consolidado como o maior festival de xadrez do Brasil, o Floripa Chess Festival alcança a sua décima edição em 2024, em Florianópolis.

Com patrocínio do Fort Atacadista, o evento tem premiação recorde total de R$ 75 mil reais, e dezenas de eventos simultâneos, com as disputas principais no Lira Tênis Clube, no Centro da Capital, onde a competição sempre aconteceu. Entre as novidades, será realizada uma Copa de Xadrez, no estilo mata-mata, além de simultânea, torneio em duplas, eventos para incentivar a prática do xadrez para crianças e oportunizar mais tempo disponível para que os jogadores possam aproveitar a cidade e todas as belezas da capital catarinense. O 10º Festival Floripa Chess Open Fort Atacadista inicia na sexta-feira (19/01) com eventos especiais, o 3º Floripa Chess Congress e o 5º Floripa Blitz Satellite. O torneio principal, o 10º Floripa Chess Open, inicia no sábado (20/01), às 20h no Lira e segue até o domingo (28/01).

Publicidade

Com o objetivo de incentivar a participação de mulheres no xadrez, será realizada, também, a segunda edição do Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino na sexta-feira (26/01) com entrada franca. Bem como, o evento principal terá como Árbitra-chefe, Sabrina de San Vicente, do Uruguai, com renomada experiência internacional.

Até o momento, o Festival já recebeu mais de 440 inscrições com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Noruega, Alemanha, Austrália, Chile, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Síria, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. Também há jogadores dos quase 26 estados brasileiros. O convidado especial deste ano é o terceiro melhor jogador da Noruega, o Grande Mestre (GM) Aryan Tari, que está entre os melhores enxadristas da elite do xadrez mundial.

O Floripa Chess Open foi criado pelos Diretores e Árbitros Internacionais, Kaiser Mafra e Marcelo Pomar. A equipe de organização é formada pelo também Árbitro Internacional Luciano Rietter e pela Árbitra Nacional e Jornalista, Liziane Vicenzi.  “Completamos 10 anos de Floripa Chess Open, um sonho que inspirou dezenas de outros eventos pelo Brasil. A cada ano buscamos inovar, conciliar novos eventos simultâneos, proporcionar vivências para os melhores e as melhores enxadristas do Brasil, da América Latina e até competidores da Europa. Nossa meta é garantir excelente nível técnico, de arbitragem, de acomodação, estrutura e, principalmente, uma grande festa do xadrez brasileiro”, pontua Kaiser Mafra.

Eventos simultâneos e programação

Os eventos simultâneos iniciam na sexta-feira (19/01) com o Floripa Chess Congress, às 9h e Floripa Blitz Satellite às 19h. No sábado (20/01), simultaneamente com o GM Aryan Tari às 9h, Floripa School Open às 14h e primeira rodada do Floripa Chess Open às 20h, que seguem nos demais dias.

No domingo (21/01), acontece o torneio de duplas (Team Open) às 14h. Na quarta-feira (24/01), será realizado o Floripa Super Blitz às 14h. O curso de arbitragem inicia na quinta-feira (25/01) às 9h. Na sexta-feira (26/01) acontece a etapa final do Circuito Ellen Giese às 9h e o 2º Encontro Sul-Americano de Xadrez Femino às 16h. No sábado (27/01) ocorre a primeira edição do Floripa Cup às 14h. A última rodada do Floripa Chess Open será no domingo (28/01) às 14h e a premiação às 19h. Os locais de cada competição estão disponíveis no folder oficial em floripachessopen.com.br

Publicidade
Publicidade