Publicidade
Evento em Florianópolis discute conexão entre tecnologia e gestão pública para o turismo
21 de Novembro de 2022

Evento em Florianópolis discute conexão entre tecnologia e gestão pública para o turismo

Destinos Turísticos Inteligentes debate inovação em políticas públicas para o setor

Nos dias 23 e 24 de novembro Florianópolis recebe o Fórum Turistech Brasil: Destinos Turísticos Inteligentes, Tecnologia & Governança. O evento está dentro da programação do Summit Cidades 2022. Entre os palestrantes, estão representantes da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Ministério do Turismo (Mtur), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sebrae-SC e da prefeitura de Florianópolis . O objetivo é debater ações e integrar municípios de pequeno e médio portes ao conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O encontro será no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira e as inscrições gratuitas devem ser feitas aqui.

O fórum discutirá formas de incentivar e realizar ações voltadas à inovação e ao turismo inteligente, com uso de tecnologia, gestão de dados e outras soluções digitais que possam ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Florianópolis é um case de DTI que será apresentado como exemplo durante o evento.

Publicidade

Para Jucelha Carvalho, coordenadora do GT Turismo da ACATE, a realização deste evento marca a aproximação do setor de tecnologia catarinense com a governança dos Destinos Turísticos que estão implantando um DTI em seus municípios: “Temos uma demanda gigante quando se trata de tecnologia para um DTI, porque a tecnologia está presente em todos os pilares que regem um Destino Turístico Inteligente e Santa Catarina produz excelentes soluções para este mercado que está se abrindo e gerando grandes oportunidades de atuação”.

Pequenos e médios municípios como DTIs

Os assuntos a serem discutidos incluem como pequenos municípios podem se tornar Destinos Turísticos Inteligentes, Lei de incentivo à inovação, Marco Legal das Startups, tecnologia e governança, entre outros temas. Os palestrantes são Fábio Pinheiro, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (Mtur), Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos no Mtur, Tiago Savi Mondo, professor Pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina, Gabriel Fontanive Dupont – Advogado especialista em (LLM) Direito Empresarial. Thaís Nahas, diretora da Vertical Smart Cities da ACATE, José Antônio Silvério, coordenador de Inovação Tecnológica MCTI, Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour e Coordenadora do GT Turismo – ACATE, e Alan Claumann, coordenador Estadual de Turismo do Sebrae SC

No Brasil, o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes está sendo cada vez mais incentivado nas esferas pública e privada. O objetivo é colocar em prática ações para incluir tecnologias no setor para tornar as cidades mais competitivas e inovadoras, oferecendo sustentabilidade e acessibilidade a turistas e à população. Em 2021, o Ministério do Turismo e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançaram o projeto DTI Brasil. O projeto piloto selecionou 10 municípios com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de cidades turísticas brasileiras em Destinos Turísticos Inteligentes.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade