Com a chegada da primavera, a Cidade das Flores recebe o 1º Sakura Matsuri Joinville, um evento dedicado à cultura japonesa marcado ocorrer entre 13/9 e 15/9, no Centro de Convenções Expoville.
Na programação, estandes com artigos tradicionais, vestuário, atrações musicais e de artes marciais, oficinas gratuitas, concursos de cosplay e uma ampla área de gastronomia, com restaurantes de São Paulo, Curitiba e Florianópolis, oferecendo iguarias como sushi, tempura, guioza e yakisoba.
A iniciativafoi idealizada pela Associação Matusa Bujutsu, que atua com o propósito de difundir a arte marcial Bujutsu. O evento foca, também, na criação do Parque Sakura Joinville. O projeto, inspirado no conhecido Parque Sakura, de Frei Rogério, no Oeste catarinense, símbolo vivo na celebração da cultura japonesa, “terá enorme impacto na comunidade, promovendo a interação entre diferentes culturas e enriquecendo a vida cultural da região”, revela Fábio Martins, presidente da associação e diretor do Instituto Arte Maior, de Joinville.
O nome sakura remete às cerejeiras que afloram no início da primavera, e, na tradição oriental, representam não apenas a beleza transitória da vida, mas também a renovação da natureza. Fábio Martins lembra que, para saudar a primavera, milhões de pessoas se reúnem em parques, templos e jardins por todo o Japão.
Desde o ano passado, os dirigentes da Associação Matsura Bujutsu visitam encontros dedicados à cultura japonesa em busca de subsídios para o 1º Sakura Matsuri. Estiveram em Lages, Florianópolis, Curitiba, e, recentemente, em São Paulo, onde conheceram o Festival do Japão, o maior do gênero no Brasil.
Um destaque especial do evento joinvilense será a presença de duas cervejas especiais, produzidas exclusivamente para o Sakura Matsuri pela Cervejaria DOM Haus, de Araquari. As cervejas serão à base de arroz e flor de sakura, oferecendo uma experiência única para os visitantes.
Parte dos custos do evento será bancada pela Lei Rouanet, via isenção fiscal de pessoas físicas e jurídicas – os organizadores estão divulgando o projeto para levantar recursos. E todo o lucro será revertido para o projeto do parque.