Com uma imersiva visitação indicada entre as premiações de 2023 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor mostra do Sul do Brasil, a exposição “Etérea” encerra no próximo dia 28/9, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC).
No entanto, antes, no dia 24/9, às 16h30, ocorre com Francine Goudel o 11º Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo no qual ela expõe e conversa sobre os conceitos da “Curadoria e Montagem em Etérea”.
Com cerca de 100 obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelos ritos, mitos e símbolos, um modo como as tradições religiosas se comunicam com os fiéis ao longo dos séculos, a mostra, de acordo com curadora Goudel, propõe conexões entre aspectos materiais e espirituais de diferentes gerações, ajudando a conhecer o mundo e pensar a existência sob uma nova ótica. A exposição e o Instituto Conversa podem ser acessados gratuitamente.
Profissão relativamente nova, cuja atuação está vinculada aos preceitos de arranjos, associações e conexões, trata-se de uma atividade complexa e polêmica. Prática contemporânea de grande responsabilidade que, além da seleção de obras artísticas com um determinado recorte temático, envolve a preservação, a exibição e a organização no espaço expositivo, que resulta em uma contribuição com a história da arte. A curadoria requer pensamento e escolhas feitas nas relações entre os trabalhos que se concretizam na montagem.
Esses são alguns dos aspectos da abordagem de Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo que em “Etérea” realiza sua terceira curadoria na instituição: a primeira “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, a segunda “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, tarefa compartilhada com o estudioso Ylmar Corrêa Neto. Historiadora da arte, curadora, produtora cultural e pesquisadora de seu campo de atuação, ela desenvolve o trabalho textual de escrita sobre artes visuais, artistas, coleções e sistema de arte. No campo editorial assina a organização de publicações resultantes de seminários de pesquisa, catálogos de artistas e de projetos autorais e coletivos.
É pela 2ª vez que Goudel participa do programa Instituto Conversa. Em 2022, abre o programa expondo o pensamento em torno da mostra “Mais Humano”. Agora, fala sobre os desafios diante da Coleção Collaço Paulo, contando como estruturou “Etérea”, um mergulho por entre imagens seculares e contemporâneas do acervo.
O programa Instituto Conversa propõe reflexão e construção de sentidos em torno do próprio instituto, do conceito curatorial, do colecionismo e da história da arte brasileira. Em formato híbrido, presencial e virtual, a iniciativa já envolveu convidados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, que oferecem a possibilidade de aprendizagem e diálogo em torno da teoria e do sistema de arte. Denise Mattar, Ylmar Corrêa Neto, Ana Cavalcanti, Gustavo Nazareno, Sandra Makowiecky, entre outros, falaram no programa.
A intenção também é discutir sobre o sentido social na disponibilização de obras inéditas no contexto expositivo de Florianópolis, as possíveis conexões de acervos com o tempo presente e outras nuances reflexivas. O programa público é gratuito e os interessados podem participar de forma presencial na sede em Coqueiros, por ordem de chegada, ou conferir posteriormente de forma virtual no canal do Instituto Collaço Paulo no Youtube.
A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
ETÉREA
Equipe Técnica
Acervo: Coleção Collaço Paulo
Curadoria, expografia, produção executiva e textos: Francine Goudel
Captação de recurso e produção administrativa: Harmônica Arte e Entretenimento
Assessoria de imprensa, revisão e edição de textos: Néri Pedroso
Material e ações educativas: Joana Amarante, Iam Campigotto e Marcello Carpes
Coordenação de acervo: Cristina Maria Dalla Nora
Conservação e restauração: Sára Fermiano
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Apoio de montagem: Valmir Tidres e Adriano Lessa
Assistente de produção: Iam Campigotto
Material gráfico e identidade visual: Lorena Galeri
Fotografia: Eduardo Marques
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio
Sesi
Apoio Cultural
Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte
Patrocínio
Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes