O German-Brazilian Digital Education Forum, que promove o intercâmbio de experiências e ideias em relação à transformação digital no ensino em ambos os países, realizará um encontro no dia 10 de novembro, entre 11hs e 14hs, pela plataforma Zoom. O formulário para inscrição, gratuito, pode ser acessado pelo link.
Destinado a professores de todos os níveis de ensino, como também aos gestores de instituições educacionais, contará com nove palestras, em inglês, de profissionais brasileiros e alemães. No final, todos os participantes, que assim desejarem, recebem um Certificado de participação.
Segundo a coordenadora no Brasil da Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.), Maxi Neidhardt, a necessidade do evento partiu do atual fenômeno global de transformação digital no ensino, com o objetivo de fomentar a criação de redes de intercâmbio de informações e experiências, visando enfrentar os novos desafios da gestão educacional. “Sistemas de ensino, realidades e estratégias diferentes para a transformação digital dos dois países servem para dar impulso sobre o tema e mostrar como cada um lida com este desafio. A abordagem servirá de inspiração mútua para ambos, apresentando conceitos inovadores que serão discutidos durante o Fórum”, explica.
A primeira parte do Fórum abordará a transformação digital nas universidades e contará com palestras do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.), além de professoras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os temas abordados estão plataformas e conceitos de educação digital, telecolaboração, cooperação & intercâmbio virtual, comunicação intercultural e formação de professores de línguas estrangeiras.
Já a segunda parte será voltada exclusivamente para o ensino digital nas escolas. Os palestrantes irão debater sobre metodologia e didática no ensino de línguas estrangeiras, projetos digitais para escolas, diagnóstico de linguagem, mobilidade educacional, desenvolvimento de competências em disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e pedagogia no ensino fundamental. Participam desta fase, a escola alemã Colégio Visconde de Porto Seguro (Valinhos-SP), a Universidade Técnica de Munique, a Freie Universität Berlin e o Goethe-Institut.