Publicidade
Escritor Marcos Laffin lança nova obra de poemas
08 de Junho de 2022

Escritor Marcos Laffin lança nova obra de poemas

O lançamento será nesta quarta-feira, 8 de junho.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Contador, professor e poeta. O escritor catarinense Marcos Laffin, que construiu sua carreira no mundo das exatas, sempre teve a literatura como interlocutora da racionalidade. Com nove obras lançadas, ele apresenta ao mercado seu décimo livro, intitulado Oceano. Nesta obra Laffin mergulha no universo dos poemas em prosa poética tendo o corpo, na sua condição humana, como tema de constante e intensa metamorfose na dimensão da polaridade instinto-racional. O lançamento será na próxima quarta-feira, 08 de junho, no Beiramar Shopping, no piso L1, próximo ao vão central, das 17h às 21h.

“No instinto tem um modo de realizar e alcançar os hemisférios do seu destino. Ouve a pulsão interna, primária, para desvelar o mundo. Na dimensão da racionalidade considera diferentes construções, valores e atitudes, muitas alheias à sua percepção, para liberar suas ações”, explica o autor. E completa: “O agir, no instinto ou no racional, é uma forma de decidir e responder à sua maneira de se reconhecer e se encontrar no mundo objetivo”.

Publicidade

A obra é dividida em três atos, com 17 textos. “A vida tem ciclos de avanços e recuos, de ação e reflexão assim como as águas dos oceanos, então essa divisão dos três atos simboliza os espaços-intervalos da vida acontecer e de fazer acontecer. Faz de um jeito agora faz de um jeito diferente depois é esse é o percurso de movimento dos oceanos e do corpo que sempre é vida e que se deseja plenitude no eu, no outro e com o eu-outro”, pontua o autor.

O posfácio de análise literária é assinado pelo escritor Rubens da Cunha, que explica que o autor convida o leitor a navegar na dualidade e na imaginação de imagens, metáforas, intricamentos de linguagem e sentimentos, ora com calma, ora com turbulência, como é comum nos oceanos.

Toda a renda arrecada com a venda dos livros será destinada ao Fundo IVG de Combate à Fome, um programa voltado para as necessidades básicas das famílias da Rede IVG. Foi criado no início da pandemia da Covid-19 e segue vigente.

Sobre o autor
O escritor Marcos Laffin é natural de Jaraguá do Sul, residiu muitos anos em Joinville e desde 1997 fixou residência em Florianópolis. Até 2017 foi professor do departamento de contabilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), especializado em contabilidade gerencial e doutorado em engenharia de produção e pós-doutorado em contabilidade sempre participou de diversos grupos de estudo de poesia e foi um dos fundadores do Grupo de Poetas Zaragata de Joinville. Em março deste ano foi empossado para a cadeira número 9 da Academia Catarinense de Letras. Após sua aposentadoria, o escritor passou a dedicar-se inteiramente à produção literária.

 

Obras já lançadas:

1991 – Estivador

2009 – Tempo dentro do tempo

2012 – Muralhas de lã

2014 – O corpo das hortênsias

2017 – Cio de pássaros

2022 – Oceano

 

E mais 4 livros técnicos na área da formação em contabilidade.

“A literatura é um lugar de inflexão dentro do universo da racionalidade”, comenta o escritor. Laffin destaca que sempre há uma história a ser contada sobre as coisas que estão no mundo e de como acontecem ou se apresentam em nossas vidas. “Tive o primeiro contato com a literatura na escola primária. Depois desse encontro, fluíram muitas leituras, discussões, e muitas aprendizagens. A leitura de diferentes textos ou tipologias textuais está sempre presente. Na infância eu lia muito. Morava no interior, onde o tempo se alongava mais e onde existiam poucas atividades culturais. Logo, a leitura era uma forma de devorar o tempo”, finaliza.

Lançamento do livro Oceano

Quando: 08 de junho

Onde: Beiramar Shopping – piso L1

Horário: 17h às 21h

Publicidade
Publicidade