Edição de 2021 da prova mundial de ciclismo Haute Route acontecerá em Santa Catarina

04 de Junho de 2020

Participantes pedalarão pela Serra e Capital catarinense

A mundial prova de ciclismo amador Haute Route realizará pela primeira vez uma edição na América do Sul. O circuito chegará a Santa Catarina entre os dias 26 e 28 de março de 2021. Durante o trajeto, os atletas subirão o Morro da Igreja e passarão pela Serra do Rio do Rastro, em Urubici. Depois, irão pedalar pela Ponte Hercílio e subirão o Morro da Cruz, em Florianópolis, somando no total 5500 metros. As inscrições podem ser feitas pelo site.

“Desde 2011, quando ocorreu a primeira prova, a ‘família Haute Route’ percorre estradas por algumas das montanhas mais lindas do mundo. Aqui em Santa Catarina não será diferente”, comenta o CEO do Haute Route Brasil, Fernando Palhares.

No primeiro dia, os atletas partem de Urubici e percorrem 114 quilômetros, com 2,900 metros de altimetria, até a chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro. No dia seguinte, serão 93 quilômetros de estrada e 2250 metros de ganho de elevação até o alto do Morro da Igreja. A prova em Florianópolis terá 15 quilômetros e inclui a subida dos 350 metros do Morro da Cruz, ponto mais elevado da capital. “A competição é esportivamente bastante desafiadora”, afirma o CEO, “por isso trabalhamos bastante para garantir todo o suporte aos atletas”, completa.

Com aproximadamente 25 quilômetros, a Serra do Rio do Rastro tem 284 curvas e foi apresentada como uma das mais belas estradas do mundo pelo jornal inglês The Guardian. Já o Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto do Sul do País. Em Florianópolis, a largada da prova ocorre sobre a Ponte Hercílio Luz, construída há 94 anos e o principal símbolo da capital catarinense.

Os participantes terão a disposição carros de segurança, equipe médica, mecânicos e massagistas preparados para apoiar a recuperação dos atletas entre as etapas da prova, além de hospedagem, alimentação e espaços de convivência. “O convívio entre os atletas e o companheirismo são parte importante do ‘espírito’ da prova”, destaca Fernando.

Mudanças
O Haute Route Brasil, inicialmente marcado para setembro de 2020, teve a data remarcada para garantir a segurança dos atletas. Entre meados de março e primeiro de junho, período durante o qual as inscrições ficaram suspensas por conta da pandemia do coronavírus, o Real teve grande desvalorização. Por isso, os organizadores da prova decidiram oferecer uma compensação cambial aos atletas que fizerem a inscrição agora. “A intenção é minimizar o impacto cambial, possibilitando que os atletas tenham condições semelhantes àquelas oferecidas poucos meses atrás”, diz Fernando Palhares. Para fazer a inscrição com a compensação cambial, restrita aos atletas que moram no Brasil, o atleta precisa utilizar o código 20offCambioResidentesBrasil. As inscrições também poderão ser parceladas em seis vezes.

Notícias Relacionadas