Publicidade
Economia azul é fortalecida com projetos e parcerias em SC
25 de Março de 2025

Economia azul é fortalecida com projetos e parcerias em SC

Eventos estratégicos ocorrem em 25/3

Publicidade

O estado catarinense segue consolidando sua posição como referência nacional e internacional na economia azul.

Em 25/3, o Sebrae/SC, em parceria com ACATMAR, FIESC, Governo do Estado e Soamar, promove 3 eventos estratégicos no Sebrae Hub, em Florianópolis: o lançamento do Mapeamento do Setor Náutico Catarinense, a assinatura do Manifesto da Governança Estadual da Economia Azul e a adesão de municípios litorâneos ao Projeto de Economia Azul Catarinense.

Publicidade

Buscando impulsionar setores como aquicultura, pesca, turismo náutico e indústria náutica, o evento visa promover o crescimento econômico sustentável do estado.

Durante o acontecimento, lideranças e representantes da chamada quíntupla hélice – setor produtivo, governo, academia, sociedade civil e meio ambiente – discutirão ações para fortalecer a economia azul catarinense.

“A economia azul é um dos grandes diferenciais de Santa Catarina, um estado com 531 km de costa e um setor produtivo altamente desenvolvido nas atividades marítimas. Nossa atuação em conjunto visa transformar o estado em um modelo de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico no Brasil”, destaca Fabio Búrigo Zanuzzi, Diretor Técnico do Sebrae/SC.

Economia Azul em Santa Catarina

A temporada 2024/2025 consolidou Santa Catarina como o Estado Mais Azul do Brasil, conquistando 25 certificações da Bandeira Azul, o maior número do país. Atualmente, 54% das praias e 73% das marinas certificadas nacionalmente estão em território catarinense.

Além disso, o observatório de Turismo do Sebrae/SC aponta que o estado possui 60.203 pequenos negócios ligados ao mar, de acordo com definição da Marinha do Brasil, sendo 51% microempresas (ME), 37% microempreendedores individuais (MEI) e 12% empresas de pequeno porte (EPP). Os segmentos com maior concentração de empresas são alojamento e alimentação (34.765 empresas), atividades imobiliárias (11.622) e atividades administrativas e serviços complementares (4.676).

Por meio de tais ações, Santa Catarina avança na estruturação de um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e reafirma sua liderança no cenário da economia azul no Brasil e no mundo.

Foto: Divulgação

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade