29/10/07
O Direito Administrativo é tema do livro Curso de Direito Administrativo (Ed. Forense; 477 págs.; R$ 78,00), que o advogado Marcelo Harger e um grupo de 15 profissionais da área de Direito ??? entre eles oito joinvilenses ??? lançam dia 30 de outubro na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. Escrita com uma linguagem clara, a obra apresenta trabalhos esclarecedores para aqueles que desejam aprofundamento no tema. Os autores são especialistas e professores em cursos de graduação e pós-graduação em Santa Catarina e no Paraná.
Harger é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e coordena a pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), na grande Florianópolis. Para ele, que autor de dois livros próprios e colaborador em outras três obras, “coordenar este trabalho foi um exercício importante, especialmente quando o objetivo é apresentar algo que contribua para uma visão correta do Direito, estimule a reflexão e aproxime os acadêmicos dos estudiosos e juristas”.
O desenvolvimento da obra levou cerca de um ano. Como coordenador, Harger procurou estimular seus pares no esclarecimento de temas que vão dos atos administrativos, contratos e licitações às análises sobre bens públicos, restrições do Estado à propriedade privado e o poder de polícia. Assim, em 477 páginas, o livro se propõe a verificar em que medida as inovações ocorridas na área nos últimos 15 anos são compatíveis com o ordenamento jurídico brasileiro e, de um modo especial, com a Constituição Federal.
Contribuem na obra: Adriana da Costa Ricardo Schier, Daniel Ferreira, Eduardo Fabrício Teicofski, Eduardo Talamini, Ericson Meister Scorsim, Fernando César Vernalha Guimarães, Luis Felipe do Nascimento Moraes, Luiz Guilherme Muller Prado, Marcus Vinicius Corrêa Bittencourt, Marlo Froelich Friedrich, Roberta Noroschny, Rogério Marques da Silva, Rogério Zuel Gomes, Séfora Cristina Schubert Gelbcke e Solon Sehn.