O que se viu nesta madrugada, nos instantes finais da cerimônia de entrega dos troféus Oscar 2017, jamais será esquecido e, certamente, será muito utilizado pelo meio cinematográfico. O erro na proclamação “THE OSCAR GOES TO” para Melhor Filme – que anunciou equivocadamente La La Land como vencedor quando o Melhor Filme eleito pela Academia fora Moonlight – está sendo considerado pela imprensa internacional como “Gafe Histórica”.
O que aconteceu
Anunciados com grande pompa, os atores Faye Dunaway e Warren Beatty subiram ao palco com a missão de revelar o ganhador do prêmio máximo da competição: Melhor Filme. No entanto, protagonizaram uma situação inédita no Oscar: anunciaram o musical La La Land – Cantando Estações como o vencedor, quando o verdadeiro dono do título era Moonlight, o grande favorito, com 14 indicações.
Porém, quando os produtores de La La Land chegaram ao palco e abriram o envelope, perceberam que o nome impresso era o de Moonlight – Sob a Luz do Luar. A saia justa foi sem igual, sem contar a grande confusão no palco: ninguém sabia o que fazer e o que estava acontecendo ali.
As desculpas
O apresentador do Oscar 2017, Jimmy Kimmel, perguntou: porque Warren Beatty anunciou La La Land – Cantando Estações no lugar de Moonlight – Sob a Luz do Luar. O ator explicou que estava com o envelope com a informação equivocada, que no qual estava escrito Emma Stone – La La Land. Momentos antes, ela havia recebido o prêmio de melhor atriz por sua atuação no musical. O funcionário que entrega os envelopes colocou o envelope errado para Warren Beatty que percebeu algo estranho mas não teve a iniciativa para a questão e passou a “batata quente” para Faye Dunaway que ao ler o nome da atriz, não teve dúvidas: La La Land!
O ganhador
A situação foi muito constrangedora para todos, mas, no final, a estatueta ficou mesmo com Moonlight – Sob a Luz do Luar. O longa, que conta a história de um menino da periferia de Miami, também recebeu o prêmio de melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante, para Mahershala Ali, primeiro ator muçulmano a receber o Oscar em 89 anos da premiação.