Publicidade
Cultura: Projeto com enfoque em receitas germânicas chega a Blumenau
12 de Março de 2024

Cultura: Projeto com enfoque em receitas germânicas chega a Blumenau

Ação desembarca no Vale do Itajaí, nos dias 19/3 e 20/3

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
projeto cultural que mapeia receitas tradicionais em regiões de forte colonização germânica chega em Blumenau, no Vale do Itajaí, entre os dias 19/3 e 20/3.
Desde janeiro, a equipe liderada pela coordenadora técnica Helga Tytlik vem mergulhando no universo da gastronomia com origem em países como Alemanha, Suíça e Áustria, e apurando suas adaptações ao paladar brasileiro.
Ao todo, já foram visitados estabelecimentos em Joinville, Campo Alegre, Corupá e Jaraguá do Sul e, até julho, dez cidades serão contempladas. Um ingrediente de cada prato fará parte do mapeamento ilustrado da cadeia produtiva, para identificar onde, como e por quem é elaborado. Toda a pesquisa será divulgada em site próprio, além do lançamento de um livro (impresso e digital) reunindo histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores e de um documentário.
Na terra da Oktoberfest, o projeto vai aos restaurantes Vila Germânica (antigo Park Blumenau) e Norden. A iguaria selecionada para o levantamento, no Vila Germânica, é uma releitura do Guimis, receita típica muito apreciada em Santa Catarina, à base de batatas, carnes defumadas, como costela e lombo suíno, além de couve picada. Com ingredientes comuns na culinária alemã, segundo o chef da casa, o “Guimis” é uma refeição completa em si, proporcionando uma mistura harmoniosa de sabores e texturas.
Já no Restaurante Norden, que funciona em um casarão construído em 1879, o prato escolhido é o Kassler, originário da Alemanha, e que também pode ser encontrado na Áustria. Servido com chucrute e purê de batata, o Kassler é preparado com pedaços de carne suína salgada e defumada.

Foto: Divulgação

Publicidade
Publicidade