Publicidade
COMEÇA HOJE | Carlos Drummond de Andrade e a literatura local são alguns dos destaques da 17ª Feira do Livro de Joinville
05 de Novembro de 2021

COMEÇA HOJE | Carlos Drummond de Andrade e a literatura local são alguns dos destaques da 17ª Feira do Livro de Joinville

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

As atividades da 17ª Feira do Livro de Joinville começam nesta sexta (5), no Complexo Centreventos Cau Hansen e até o dia 14 de novembro o evento vai proporcionar aos amantes da leitura dias de muita vivência artística e literária. O tema deste ano é “A força transformadora da leitura” com foco na saúde mental. Todas as atividades são gratuitas.

Tradicionalmente a Feira do Livro prestigia os autores locais, dando a eles a oportunidade de um espaço importante para divulgação dos trabalhos, como um estande e diversos momentos que estão reservados para lançamentos de livros, sessão de autógrafos e homenagem a escritores da cidade.  

Publicidade

 

Encontro Catarinense de Escritores e Leitores

Nos dias 6, 7 e 12 de novembro, a Associação das Letras promove o 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores que neste ano fará um tributo a Carlos Drummond de Andrade.

A presidente da Associação das Letras, Simone Nascimento Silva, conta que será feita uma palestra do professor-doutor em Filosofia Cristiano Perius, cuja tese de doutorado teve como título ‘O sentimento do mundo, o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade’. “Ouviremos ainda declamações poéticas nas vozes de estudantes e vídeos serão apresentados falando das crônicas de Drummond. Temos um quarteto de ouro (Milton Maciel, Donald Malschitzky, Hilton Görresen e Jura Arruda) que irá falar e discutir sobre ‘Ciao’, a última crônica que o escritor escreveu”, acrescenta Simone.

O encontro quer lembrar Carlos Drummond de Andrade de várias formas, por isso também será apresentado um vídeo de arte cênica sobre o poeta com comentários literários do escritor David Gonçalves, que teve o privilégio de conversar com Drummond.

Será prestada ainda uma homenagens a cinco escritores joinvilenses que morreram durante a pandemia: Fátima Cardoso, Wilson Gelbcke, Aron Gottfried Slutzky, Altair Martins da Silva e Fernando José Karl. “Vamos homenagear cinco amigos que partiram durante a pandemia e em nome deles externar nossos sentimentos de pesar por todos os escritores que se foram, destacando para suas famílias que eles estarão sempre vivos em nossos corações”, pontua a presidente da Associação das Letras.

 

50 anos da Academia Joinvilense de Letras

No sábado (6), a partir das 15 horas, acontece o lançamento do livro “AJL – 50 anos”, que conta um pouco da história da Academia Joinvilense de Letras. Em seguida os acadêmicos participarão de sessão de autógrafos na praça central, onde apresentarão também seus livros e poderão conversar com os leitores e amigos. O livro “AJL – 50 anos” poderá ser adquirido no local diretamente com os integrantes da academia. 

 

Encontro de Blogueiros Literários 

A presença de criadores de conteúdo literário nas redes sociais ajuda a estimular o hábito da leitura através da experiência de compartilhar suas impressões a cada livro lido. No domingo (7), a partir das 12h, a Feira do Livro recebe sete criadoras de conteúdo literário de Joinville para bater um papo com o público. Irão participar do encontro @dea.leitora, @delivronaomelivro, @ficavaiterleitura, @dreamsmadebyme, @kaliteraria, @tempodeleitura e @taynarales que juntas somam mais de 95 mil seguidores no Instagram.  

Publicidade
Publicidade