Publicidade
Cinemóvel Solar: Curtas catarinenses são atração de projeto cultural itinerante e gratuito
11 de Março de 2024

Cinemóvel Solar: Curtas catarinenses são atração de projeto cultural itinerante e gratuito

Cinemóvel Solar percorre o estado com sessões de cinema ao ar livre

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Cinemóvel Solar é uma oportunidade para criadores de seis curtas e média metragens catarinenses alcançarem público numeroso em apresentações em espaços públicos de 36 cidades de todas as mesorregiões do estado.

O projeto começou no dia 5/03, no Oeste catarinense, e segue até maio. Além da apresentação de curtas, a programação do projeto inclui sessões com grandes sucessos do cinema nacional.

Publicidade

Jornalista que atua há mais de vinte anos com produção audiovisual, Guto Lima foi responsável pela seleção dos curtas catarinenses. “A produção audiovisual do estado tem crescido muito nos últimos anos, tanto em quantidade quanto em qualidade. Dar visibilidade a esse trabalho é fundament|al”, diz. “Assisti muitas produções que não conhecia e também conheci novas produtoras, diretores e diretoras”, completa.

O trabalho, que teve apoio da Associação Cultural Cinemateca Catarinense, selecionou curtas produzidos na Grande Florianópolis, no Sul, Norte, Oeste, Vale e Serra. “A diversidade cultural, histórica, e sócio-ambiental do nosso estado é realmente fantástica. Os filmes selecionados para abrir as sessões dos longas do Cinemóvel Solar são uma pequena mostra disso”, diz Guto.

Gratuito e aberto ao público o Cinemóvel Solar conta com um caminhão especialmente adaptado que estaciona em praças e outros locais de fácil acesso para a realização de sessões de cinema. Além da popularização do acesso à  cultura, o projeto levanta a bandeira da sustentabilidade. A grande tela de exibição dos filmes é abastecida com energia fotovoltaica captada a partir de placas instaladas no alto da carroceria do caminhão e armazenada em baterias que garantem autonomia de até três dias para o sistema.

O Cinemóvel Solar é um projeto cultural realizado pela Magma Cultura, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Cinemóvel Solar conta com as incentivadoras Celesc e Frahm.

ROTEIRO

  • Mesorregião Oeste

Guarujá do Sul – 05 e 06/03

Palmitos – 07 e 08/03

Coronel Freitas – 09 e 10/03

Bom Jesus – 12 e 13/03

Arabutã – 14 e 15/03

Lebon Régis – 16 e 17/03

  • Mesorregião Serrana – 19/03 a 05/04
  • Mesorregião Vale do Itajaí – 06/04 a 19/04
  • Mesorregião Norte- 23/04 a 05/05
  • Mesorregião Sul – 07/05 a 19/05
  • Mesorregião Grande Florianópolis- 21/05 a 02/06

Publicidade
Publicidade