Publicidade
Cidades Inteligentes | Floripa Square promove debate no dia 12/8
03 de Agosto de 2022

Cidades Inteligentes | Floripa Square promove debate no dia 12/8

Cases de Orlando e Medelín serão apresentados no evento que faz parte do Floripa Conecta

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Entre os dias 4 e 14 deste mês, acontece a 2ª edição do Floripa Conecta, um movimento com mais de 50 atrações programadas em vários locais da capital, como forma de estimular os segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento, ampliar as conexões entre a população e atrair turistas.

A programação reúne diversos temas nas áreas de turismo, economia criativa, marketing, audiovisual, design, artes, música, gastronomia, cultura e tecnologia.

Publicidade

Entre as atrações do movimento, o Floripa Square promove o Tech Talks Cidades Inteligentes: Unity + Autodesk para Gestão de Cidade. O evento no dia 12 de agosto é destinado a gestores do setor público, empresários do desenvolvimento imobiliário, profissionais de tecnologia, inovação, desenvolvimento de games e imprensa especializada.

O Tech Talks quer promover o debate sobre tecnologias que se tornaram excelentes ferramentas na gestão eficiente, integrada e sustentável de cidades, como conta Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta.

“Neste debate, Daniel Cavaretti e Arthur Colombini, gestores da Pars, distribuidora que representa exclusivamente no Brasil as empresas Unity e Autodesk, vão mostrar como a tecnologia alcançou os três pilares de sustentabilidade, sendo: social, aumento do bem-estar da população; ambiental, redução nos impactos ambientais na fauna e flora local, e econômico, redução de custos na gestão dos municípios. Essas inovações ampliam o leque de possibilidades para que os desafios em comum dos municípios sejam superados”.

Cidades de Orlando e Medelín

Os palestrantes vão apresentar as cidades inteligentes, os desafios e as oportunidades a partir dos cases, como Orlando (EUA), uma cidade que recebe turistas do mundo todo, com uma gestão pública que se torna cada vez mais tecnológica, como o recente projeto de criação do gêmeo digital da cidade, ou seja, Orlando está ganhando uma versão completamente digital.

Outro case será a cidade colombiana de Medelín, que acumula diversos prêmios quando o assunto é cidades criativas e inteligentes. “Com os problemas que toda grande cidade tem, Medelín representa o que pode ser feito na América Latina quando se fala em gestão pública. A cidade potencializou seu poder de gestão da ocupação de solos com as ferramentas de planejamento e projeto da Autodesk. Um grande exemplo é o case da Empresa de Desarrollo Urbano de Medelín (EDU) que adotou as plataformas Autodesk e conseguiu elaborar modelos tridimensionais representando toda a cidade economizando 45% de tempo no processo de planejamento. Já as novas moradias são 28% mais eficientes em termos de consumo energético”, relata Thaynan.

Novos projetos

A criação de um gêmeo digital gera inúmeras oportunidades, tanto para o poder público quanto para a população, que entende com mais facilidade os novos projetos e propostas para a cidade. “O governo tem um olhar de cima pensando em logística e urbanismo. O gêmeo digital permitirá também que seja usado como modelo para mostrar a região para empresas e desenvolvedores interessados em investir na cidade, completa o diretor do Floripa Conecta.

“Acreditamos que o Cidades Inteligentes será uma excelente oportunidade para angariar conhecimento, compartilhar experiências, promover conexões entre grandes empresas de tecnologia, stakeholders da região e desenvolvedores, pensando no presente e futuro da Grande Florianópolis”, afirmam Valton Werner Jr e Gabriela Gretter, sócios e idealizadores do Floripa Square, um marco em inovação em mídia e criação de conteúdos que atravessam fronteiras.

A programação do Tech Talks Floripa Square, começa às 15h30. As inscrições são gratuitas.

 

Publicidade
Publicidade