Publicidade
Blumenau Filarmônica apresenta repertório de Tchaikovsky em concerto gratuito
26 de Março de 2025

Blumenau Filarmônica apresenta repertório de Tchaikovsky em concerto gratuito

Orquestra se apresenta no dia 5/4, com regência de Lucas Araujo e participação de Cláudio Cruz

Publicidade

No dia 5/4, a Blumenau Filarmônica (BLUFIL) traz ao palco principal do Teatro Carlos Gomes Blumenau (TCGB) um concerto especial em homenagem ao compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.

A BLUFIL é regida e idealizada pelo maestro Lucas Araujo, que comanda mais de 50 instrumentistas nacionais e regionais. O programa da noite contará com as obras Romeu e Julieta (Abertura Fantasia); Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior – Op. 35; Sinfonia nº 4 em Fá Menor – Op. 36.

Publicidade

A apresentação ocorrerá às 20h, no Auditório Heinz Geyer, e terá a participação especial do consagrado violinista Cláudio Cruz, artista premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards, entre outros. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipados pelo Sympla.

Foto: Lucas Prudêncio

“Tchaikovsky foi um dos compositores mais intensos do período romântico. Traduziu em notas suas dores, alegrias, amores e frustrações. A abertura do concerto ocorrerá com a Fantasia Romeu e Julieta, cujo se inspirou na lendária obra de Shakespeare. Tchaikovsky não busca narrar a obra literária na íntegra, mas optou em musicar a tragédia e o amor dos jovens apaixonado”, afirma o maestro Lucas Araujo. “O concerto para violino e orquestra é um dos mais complexos do repertório violinístico. Tchaikovsky dedicou o concerto ao violinista Leopold Auer, professor do Conservatório e primeiro violino do quarteto de cordas da Sociedade Musical Russa e das orquestras dos teatros imperiais de São Petersburgo. Porém, Leopold o considerou impossível de ser tocado. Tchaikovsky providenciou uma segunda edição e dedicou ao violinista Adolph Brodsky, que estreou em Viena no ano de 1881”, explica Araujo. “Para este concerto teremos como solista convidado o violinista e maestro Claudio Cruz, um dos maiores artistas brasileiros. Para fechar a programação traremos a Sinfonia n.4, considerada pelo próprio Tchaikovsky como uma das suas melhores obras. Uma orquestração grandiosa repleta de nuances entre muita energia e singeleza”, conclui o maestro.

A Blumenau Filarmônica estreou em 1º de novembro de 2024, no Teatro Carlos Gomes Blumenau, com sucesso de público em todas as apresentações. Em fevereiro de 2025, o projeto da BLUFIL iniciou o programa educacional com Masterclasses de Regência e Instrumentos, durante o semestre deste ano. As atividades do programa educacional da BLUFIL são gratuitas e as inscrições e informações estão sendo disponibilizadas pela rede social – neste programa o maestro e violinista Cláudio Cruz ministrará um masterclass de regência e um de violino/viola.

O próximo concerto da Blumenau Filarmônica ocorre no dia 24/5 (sábado) com apresentação de Ópera em Concerto, regência de Lucas Araujo, e participação da soprano Thayana Roverso e da mezzo soprano Juliana Taino, apresentando no repertório Árias de Ópera; no palco do Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes Blumenau. O Projeto Orquestra Filarmônica de Blumenau é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo da HAVAN e KARSTEN.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade