O artista plástico gaúcho Luciano Martins apresenta em Porto Alegre, sua terra natal, a exposição “De Almas e Luzes”, projeto que já teve duas mostras em 2015, em Florianópolis e Buenos Aires, com a curadoria de Júlio Sapollnik, conselheiro do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. A exposição começa dia 1º de abril, na Usina do Gasômetro, e tem a participação da pintora argentina Patricia Di Loretto.
A mostra na capital gaúcha é diferente das anteriores. Das 12 obras de Luciano que estarão em exposição, seis são novas – e a maior parte das outras nunca foi exposta no Brasil. Os quadros retratam deuses, santos e seres mitológicos. “Eu quis falar de crença, algo que traz luz para a alma das pessoas”, afirmou. A exposição tem pinturas de personagens como Jesus, Dionísio, Cronos, Afrodite, Cupido e São Francisco de Assis.
Com 15 anos dedicados exclusivamente às artes plásticas, Luciano Martins, que antes foi publicitário, tem mais de 80 mostras no currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Argentina. Entre as últimas exposições que participou estão a Retrospectiva de 15 anos de pintura, a mostra “Ayrton Senna, na Cabeça e no Coração” e a Elephant Parade Floripa.