Publicidade
ARTIGO | NRF Retail’s Big Show aponta as tendências para a revolução do varejo
09 de Janeiro de 2024

ARTIGO | NRF Retail’s Big Show aponta as tendências para a revolução do varejo

No cenário geral, as perspectivas para 2024 são de cautela

Publicidade

A situação do varejo em 2023 gerou diferentes percepções, dependendo do segmento e do período do ano. Juros altos, cenário macroeconômico, e a inflação ainda como um risco contínuo se contrastaram com o fortalecimento do e-commerce, o ciclo de queda dos juros, inflação aparentemente sob controle e a queda no índice de desemprego. No cenário geral, as perspectivas para 2024 são de cautela. O ambiente desafiador exige da cadeia do varejo, de fornecedores a lojistas e operadoras de cartões de loja (private label), uma reinvenção constante.

Tão importante quanto estar atento ao movimento econômico dentro das fronteiras nacionais é observar o cenário internacional nos desafios enfrentados por empresas em todo o Globo. Uma maneira de mergulhar nesse tema é por meio da participação de eventos internacionais como a NRF, em Nova York, considerado o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, promovido pela National Retail Federation (NRF), que em 2024 (de 13 a 18 de janeiro) chega a sua 114a edição. No ano passado participaram mais de 16 mil varejistas, com mais de 6,7 mil marcas representadas, com presença de 3 mil brasileiros.

Publicidade

Dos três temas que são os pilares da NRF este ano – conexões, inspirações e experiências –, destaco que, para o varejo brasileiro em 2024, o foco nas experiências emerge como um diferencial estratégico. Atualmente, observamos um investimento ainda limitado em experiências únicas dentro das lojas. Apesar de ser um tópico discutido por bastante tempo, a implementação efetiva de um Customer Relationship Management (CRM) que permita identificar e oferecer jornadas mais adequadas aos clientes permanece como um desafio para muitos varejistas. Acredito que os lojistas que conseguirem direcionar seus esforços para o pilar de experiências colherão resultados mais expressivos em um mercado tão competitivo como o atual.

Para quem busca esse tipo de conteúdo e está indo para a NRF pela primeira vez, trago aqui umas dicas que ajudarão na otimização do tempo e no máximo aproveitamento do evento.

Para quem vai visitar a NRF 2024

Dada a extensão da feira, uma estratégia eficaz é se juntar a delegações experientes que a frequentam há várias edições. Na companhia de profissionais que já têm um direcionamento claro para palestras, visitas e suporte logístico, o profissional tem acesso a um staff especializado que pode fornecer orientações valiosas sobre as melhores maneiras de aproveitar o encontro. Essa abordagem não apenas economiza tempo, mas também oferece a oportunidade de estabelecer conexões valiosas com profissionais que têm uma compreensão aprofundada da NRF.

Outras dicas incluem:

Elaboração de um Plano Estratégico – Tenha um plano claro das palestras que deseja assistir. Identifique os temas mais relevantes para seus objetivos profissionais e trace uma agenda que otimize seu tempo e experiência na NRF. Para quem busca conteúdos sobre experiências em pontos de venda, recomendo  as palestras das marcas Walmart e Whole Foods, que são algumas das mais esperadas neste ano;

Explore o Saguão de Exposição – Reserve algumas tardes para explorar o saguão de exposição, dedicando atenção especial à área de startups. Inovações e soluções disruptivas muitas vezes são apresentadas por empresas emergentes, proporcionando insights valiosos para o futuro do setor;

Planeje Refeições com Antecedência – Antecipe-se às refeições planejando onde almoçar. Os restaurantes na região podem ficar lotados, então pesquise opções próximas e garanta que suas pausas para alimentação sejam tão produtivas quanto suas sessões de palestras;

Diversifique as Palestras com Colegas – Se estiver acompanhado, otimize a experiência assistindo a palestras diferentes. Isso permite que vocês absorvam uma gama mais ampla de informações e compartilhem insights posteriormente, maximizando o benefício coletivo do evento;

Esteja Preparado para as Condições Climáticas – Esteja ciente das condições climáticas da região e da época do ano. Leve um casaco, pois a área pode ser bastante ventosa e, especialmente durante o inverno, as temperaturas podem ser baixas. Esteja confortável para aproveitar ao máximo todas as atividades.

Impacto da NRF no Brasil

Ao se observar o histórico das últimas edições da NRF, é possível encontrar tendências que começaram a ser seguidas pelo varejo brasileiro, como layout de lojas inovador, gestão de estoque eficiente, adoção do self-checkout e até mesmo introdução de carrinhos autônomos. Estratégias de fidelização, muitas vezes por meio do uso de cartões que oferecem benefícios aos lojistas e recompensas aos clientes, também foram apontadas pela NRF e ganharam força no mercado brasileiro. Portanto, podemos afirmar que os insights e práticas compartilhadas na NRF têm impacto direto em nosso mercado, impulsionando a inovação e moldando a maneira como abordamos o varejo e a fidelização de clientes.

Contudo, a velocidade com que as tendências apresentadas na NRF são aplicadas no varejo brasileiro é variável. Atualmente, percebo que soluções mais simples podem ser adotadas quase que imediatamente durante o mesmo ano de apresentação. No entanto, algumas tendências que demandam investimentos mais significativos ou requerem uma mudança de paradigma podem levar de um a dois anos para se tornarem realidade no cenário brasileiro.

É comum observar que soluções voltadas para equipamentos e infraestrutura enfrentam desafios adicionais, já que muitas vezes essas tecnologias não estão prontamente disponíveis no País. Uma realidade frequente é a necessidade de adaptação aos fornecedores locais, os quais, por vezes, levam mais tempo para oferecer as soluções devido aos altos investimentos envolvidos.

Ainda assim, o setor varejista, com todos os seus stakeholders, seguem como verdadeiros guerreiros, enfrentando diariamente a difícil tarefa de oferecer o melhor aos clientes, mesmo diante das limitações de recursos e das complexidades do ambiente empresarial. A capacidade de superar esses desafios destaca a resiliência do varejo brasileiro, que com suas particularidades e obstáculos, segue em busca de se adaptar a um mercado global altamente dinâmico e incerto.

Por Ariane Bete, diretora executiva Comercial da DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito e cartões private label.

Foto: Freepik

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade