Os principais desafios e avanços da arbitragem no Brasil estarão em debate no Seminário de Arbitragem ACIF, CMAA e CIArb 2024, realizado nesta próxima terça-feira (27/11) em Florianópolis (SC).
O evento é promovido pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), e contará com a presença de especialistas renomados em métodos alternativos de resolução de conflitos, sediado na Câmara de Mediação e Arbitragem ACIF (CMAA).
Após o sucesso do XVI Encontro Nacional do CONIMA, nos dias 21/11 e 22/11 com o apoio da ACIF, o seminário dá continuidade à proposta de estimular o uso de métodos extrajudiciais, como mediação e arbitragem.
Programação voltada para prática e inovação
O seminário contará com uma agenda dividida em duas partes. Pela manhã, haverá um mock trial — simulação de arbitragem destinada a estudantes de Direito, que possibilita vivenciar a aplicação prática do método em um cenário realista. À noite, das 18h às 21h, dois painéis discutirão questões estratégicas para o futuro da arbitragem no Brasil.
O primeiro painel abordará a utilização da arbitragem, desde sua convenção até a sentença arbitral, incluindo reflexões sobre como o método se alinha às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O segundo painel trará o tema da regionalização da arbitragem no país, destacando os desafios e as oportunidades para tornar o recurso mais acessível e eficiente.
Parcerias
Organizado em parceria com o Chartered Institute of Arbitrators (CIArb), o seminário promove o intercâmbio de experiências entre profissionais brasileiros e estrangeiros, fortalecendo o padrão da arbitragem no país.
De acordo com o presidente da ACIF, Célio Bernardi, a iniciativa busca difundir o uso da arbitragem e estreitar sua conexão com o setor empresarial. “A arbitragem é um recurso indispensável para resolver conflitos de forma célere e assertiva. Nosso objetivo com esse seminário é difundir essa prática, aproximando-a dos empresários e profissionais do setor jurídico, além de alinhar nossa atuação aos melhores padrões globais”, afirma Célio.
O evento é destinado a advogados, empresários e estudantes interessados em métodos alternativos de resolução de conflitos. Inscrições podem ser realizadas pelo site.