Publicidade
6ª edição do Dança em Cena começa nesta quinta, 30, em Florianópolis
27 de Maio de 2024

6ª edição do Dança em Cena começa nesta quinta, 30, em Florianópolis

Este é um dos mais importantes projetos de fomento à dança e formação de plateia de SC

Publicidade

Na próxima quinta-feira, 30, inicia a 6ª edição do Dança em Cena, em Florianópolis.

Até o dia 2/6, o projeto promove Mostra de Dança, capacitação profissional, residência artística com jovens e espetáculos de companhias de renome como convidadas em quatro locais: o Floripa Shopping, a Cenarium Escola de Dança, o Conselho Comunitário do Saco Grande e o Teatro Ademir Rosa, no CIC.

Publicidade

Ao longo de quatro dias, um palco arena montado no Floripa Shopping recebe apresentações de solos, duos e conjuntos com coreografias em 10 gênero diferentes: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre.

Ao longo de seis edições, o projeto já se consolidou no calendário de eventos de dança de SC e hoje pauta a agenda de ensaios de escolas e companhias de toda a região. “Este ano, todas as vagas de participação na Mostra foram preenchidas ainda antes do encerramento das inscrições. Esse é um movimento muito bonito, onde vemos que as pessoas já estão se programando para fazer parte de cada edição do Dança em Cena”, diz a diretora artística do projeto, Aline Menezes.

Teatro Ademir Rosa terá noite de gala com 3 cias convidadas
Além da Mostra de Dança, o projeto tradicionalmente promove ao longo da programação o Celebra, um espetáculo que reúne companhias de dança com destaque na cena de dentro e fora de Santa Catarina.

Este ano, pela segunda vez, os espetáculos serão apresentados no Teatro Ademir Rosa, no CIC, principal palco de Santa Catarina. O Celebra será realizado no primeiro dia do evento, na quinta (30/5/), às 20h30, com três companhias convidadas: Cenarium, Grupo Art & Soul e Cia Lona Azul.

Troféu em homenagem aos destaques de 2024
Este ano, o Dança em Cena terá a segunda edição do Troféu Dança em Cena 2024 | Floripa Shopping. Essa premiação irá reconhecer o grupo destaque da Mostra com um prêmio no valor de R$ 2 mil. A premiação é destinada apenas para conjuntos inscritos e classificados nesta sessão especial.

Embora a Mostra de Dança do Dança em Cena seja caracterizada por não ser competitiva, o Troféu Dança em Cena 2024 | Floripa Shopping tem o propósito de celebrar e incentivar os talentos da região. A entrega será no domingo, dia 2 de junho. “É uma sessão especial com trabalhos que já estão sendo desenvolvidos pelos grupos, circulando em mostras e festivais. É um marco, para que a gente tenha mais um espaço de reconhecimento e fomento à profissionalização dentro do Dança em Cena”, diz Aline Menezes.

Capacitação profissional sobre método Progressing Ballet Technique (PBT)
Outra frente importante do Dança em Cena é a capacitação dos profissionais de dança da cidade com um workshop intensivo agendado para sábado, 1º de junho. Em 2024, a convidada é Mônica Gross, bailarina com formação em dança clássica pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e com passagem em algumas das mais reconhecidas companhias de ballet do mundo, como a Coastal City Ballet (Canadá), BIAL – Pullmantur Cruises (Europa) e Ballet Stagium (SP), entre outras.

No Dança em Cena, Mônica ministra o workshop sobre Progressing Ballet Technique (PBT). Trata-se de um método de condicionamento e fortalecimento corporal desenvolvido para aprimorar a técnica dos bailarinos com foco no treinamento da memória muscular necessária para cada movimento e passo de dança. Esse sistema de treinamento utiliza exercícios específicos técnicos e contribui para a prevenção e reabilitação de lesões.

A capacitação é indicada para professores, coreógrafos e pesquisadores da área de movimento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas.

Residência Artística com jovens do Comosg
Em 2024, o Dança em Cena mais uma vez leva a dança para jovens do Conselho Comunitário do Saco Grande (Comosg). A iniciativa começou em 2018 e já virou uma tradição. No total, 30 jovens participam de uma Residência Artística nas semanas que antecedem o evento e preparam a montagem da performance que será apresentada no domingo dia 02 de junho às 15h30 na Mostra do Dança em Cena. A residência é realizada mais uma vez pelos coreógrafos Gui Fant e Julia Milan.

“São 18 horas de atividades que envolvem a comunidade e o trabalho resulta sempre numa composição coreográfica muito bonita, fruto de estudo, prática e pesquisa que eles fazem ao longo desse período ainda antes do evento”, diz Aline Menezes.

O Dança em Cena é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping, Piemonte e Hotel Porto da Ilha. A coordenação geral é da Marte Cultural e a realização é da Cenarium Escola de Dança.

Agende-se
Dança em Cena Florianópolis 2024
De 30/5 a 2/6/2024
Onde: Floripa Shopping, Teatro Ademir Rosa (CIC), Conselho dos Moradores do Saco Grande (Comosg) e Cenarium Escola de Dança
Quanto: gratuito

Programação
Quinta, 30/5
14h às 18h30 – Mostra de Dança no Palco Arena (Floripa Shopping)
20h30 – Celebra – Noite de Gala, no Teatro Ademir Rosa (CIC)

Sexta, 31/5
19h às 21h30 – Mostra de Dança no Palco Arena (Floripa Shopping)

Sábado, 1º/6
13h30 às 18h – Capacitação para profissionais com Mônica Gross, na Cenarium Escola de Dança
14h às 19h – Mostra de Dança, no Palco Arena (Floripa Shopping)
19h – Sessão Especial: Urbanas em Cena, no Palco Arena (Floripa Shopping)

Domingo, 2/6
14h às 19h – Mostra de Dança, no Palco Arena (Floripa Shopping)
15h30 – Residência Artística: Apresentação COMOSG (Floripa Shopping)
17h – Troféu Dança em Cena Floripa Shopping 2024, no Palco Arena (Floripa Shopping)
19h – Encerramento

 

Foto: Eduardo Duks

Publicidade
Publicidade