Publicidade
Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes
17 de Abril de 2024

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

A pesquisa é realizada pela Forbes em parceria com a empresa de estudos de mercado Statista

Publicidade

Segundo o ranking “Melhores Bancos do Mundo 2024”, Sicoob é a terceira melhor instituição financeira do Brasil.

A pesquisa é realizada pela Forbes em parceria com a empresa de estudos de mercado Statista. Foram entrevistadas 49 mil pessoas em 33 países, abrangendo 17 idiomas diferentes. Os participantes foram convidados a avaliar bancos e instituições financeiras em que possuem conta corrente ou poupança, ou que conheciam por meio de familiares e amigos. No total, 403 organizações foram avaliadas globalmente.

Publicidade

Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob, afirma: “Estamos profundamente honrados por mais uma vez sermos reconhecidos pela Forbes. Esse reconhecimento reflete nosso compromisso como uma instituição financeira cooperativa que se dedica em oferecer produtos e serviços sempre alinhados com as necessidades e a satisfação dos nossos cooperados. A presença do Sicoob no ranking atesta a eficácia desta abordagem. Por isso, continuaremos a desenvolver iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atuamos, fomentando a inclusão financeira e o bem-estar da comunidade”.

Para o executivo, a classificação do Sicoob se deve à sua contínua busca por soluções inovadoras e sustentáveis, fundamentadas no princípio da cooperação e na participação ativa dos cooperados. Em 2023, a instituição financeira registrou um aumento significativo em seus resultados, atingindo R$ 8,4 bilhões. Seguindo os princípios do cooperativismo financeiro, uma parte desse montante é distribuída diretamente aos cooperados, enquanto o restante é investido na estruturação da cooperativa. Esses investimentos possibilitam a expansão das operações e o desenvolvimento de programas sociais e ações sustentáveis nas comunidades atendidas, que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e consciente.

O Sicoob é um sistema de cooperativas financeiras composto por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Com uma rede de 4,6 mil pontos de atendimento, é reconhecido como a maior rede física do país. Em mais de 400 cidades, o Sicoob é a única instituição financeira presente.

“O cooperativismo tem um significado simples, mas poderoso: a união de pessoas com um propósito comum. Esse princípio inspira diversos setores, incluindo o financeiro. Dentro de uma instituição financeira cooperativa, as pessoas não são apenas clientes, mas os verdadeiros donos do negócio, o que significa que podem participar ativamente das tomadas de decisões e compartilhar dos resultados financeiros”, afirma Almada.

O ranking

Os entrevistados relataram sua satisfação geral com cada instituição financeira, bem como se o recomendariam a outros e depois avaliaram cada um com base em cinco critérios:

Confiabilidade

Termos e condições (como taxas e tarifas);

Atendimento ao cliente (tempos de espera e disponibilidade dos funcionários);
Serviços digitais (facilidade de utilização do site e app) e;
Qualidade da assessoria financeira.

Todos esses elementos foram levados em consideração em um sistema de pontuação que também considerou os resultados do ano passado com peso menor; da mesma forma, as IFs conhecidas por meio de familiares ou amigos receberam um peso menor do que aqueles com os quais o respondente tinha experiência pessoal. Os bancos com as pontuações finais mais elevadas nos seus países integraram a lista final.

 

Publicidade
Publicidade