Publicidade
HOJE | Programa de Qualificação para Exportação será lançado durante evento em Palhoça/SC
19 de Abril de 2022

HOJE | Programa de Qualificação para Exportação será lançado durante evento em Palhoça/SC

O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil, que conta com parceiros em todo o país

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Nesta terça feira, 19/4, será lançado oficialmente o PEIEX do núcleo Grande Florianópolis.

O início do evento presencial está previsto para às 19h no auditório do Atrium Offices, no bairro Pedra Branca, Palhoça/SC.

Publicidade

O evento é gratuito e tem como objetivo apresentar o escopo do projeto para as indústrias, autoridades e formadores de opinião locais, e desta forma, alcançar ainda mais o público alvo do projeto, que são empresas que têm o desejo de exportar seus produtos.

A solenidade contará com a presença do Prefeito de Palhoça Eduardo Freccia, do Presidente do INAITEC Marcelo Gomes, do diretor executivo Diego Chierighini. Representando a APEXBRASIL estarão presentes: a gerente de competitividade Clarissa Franco e o Coordenador da área de inteligência Ulisses Pimenta.

Todos contribuirão para passar os detalhes sobre o projeto, apresentando informações, ferramentas de apoio, cases de sucesso e todas as oficinas que participarão da iniciativa. O evento será finalizado com um coquetel de encerramento que possibilitará um networking com os participantes.

Expansão de negócio

O PEIX é para o empreendedor que vem se questionando sobre novos caminhos para expandir o seu negócio, que tem curiosidade em saber como negociar o seu produto em outros países. Conforme pesquisa recente do Censo Agências 2022, para 61% das agências de publicidade, prospectar novos clientes é a principal dificuldade.

Ao lado disso, outros dois pontos se destacam: desempenho/resultados da empresa e capacitação e gestão da equipe. Ainda no questionário, para a maioria dos gestores, o principal motivo para perder clientes se dá pelo fato dos contratantes não valorizarem os serviços prestados pelas agências. Além disso, eles citam que aumentar a força de prospecção é a medida mais importante para minimizar impactos negativos.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) tem como objetivo preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de profissionais especialistas em comércio exterior.

Na Grande Florianópolis, O PEIEX tem parceria com Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (INAITEC), que juntos atenderão a região oferecendo apoio a empresas interessadas em aumentar as suas vendas expandindo o seu mercado para outros países. Gerando expertise, conexões e conhecimento através de atividades como: O Diagnóstico de internacionalização; Treinamento em tópicos intensivos de negócios internacionais; Orientações e estratégias de acesso a mercados internacionais; Plano de exportação/mapa de valor; Conexão com projetos setoriais da Apex Brasil E Ações de networking, rodada de negócios e missões.

Parcerias com instituições de ensino

O programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.

Desta forma, profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.

Quais empresas podem participar?

Podem participar as empresas formalmente registradas, com CNPJ ativo, sede na Grande Florianópolis e que seu produto ou serviço seja exportável.

A empresa recebe um plano de exportação e acompanhamento para conduzir a sua inserção internacional e isso não envolve nenhum investimento.

O programa é totalmente gratuito, exigindo da empresa apenas a dedicação de tempo e aprendizado para garantir a melhoria do seu processo.

Quais os benefícios da exportação?

Os benefícios são vários, entre eles: Incentivos fiscais; Maior volume de vendas; Aumento da produtividade; Receita em moeda estrangeira; Participação na concorrência internacional; Ganho de vantagem competitiva; Receita em moeda estrangeira; Nome, marca e imagem internacional; Diminuição da dependência do mercado interno; Aumento do market share e conhecimento das melhores práticas do mercado.

As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Publicidade
Publicidade