A Vocali acaba de lançar um Guia sobre Código de Conduta. O material orienta as corporações a alinharem posicionamentos e direcionarem suas ações fundamentadas nos princípios éticos.
De acordo com a diretora executiva da Vocali, Clarissa Antunes, o Código é parte essencial do programa de compliance das empresas e deve trazer em seu conteúdo diretrizes relacionadas a diversos assuntos que envolvem a rotina organizacional. Podem ser abordadas regras que vão desde o uso de uniforme, casos de assédio, relacionamentos com stakeholders, até comportamentos que devem ser evitados.
“É importante ter em mente que não é um conteúdo engessado; pode – e deve – ser revisitado e avaliado para que continue atualizado e atendendo a cultura organizacional de cada empresa”, afirma Clarissa.
O desenvolvimento do Código de Conduta surgiu da necessidade de reunir esforços para guiar colaboradores no dia a dia, diante de assuntos diversos que podem impactar na satisfação dos funcionários e também na imagem da empresa – positivamente ou de forma negativa.
O Guia para a construção do Código de Conduta pode ser acessado aqui. Em agosto a agência também desenvolveu um guia voltado para a comunicação interna nas empresas em época de eleições. Esse material pode ser baixado aqui.
Foto:Freepik