Segundo uma pesquisa do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), na Capital catarinense, um aumento de 7,7% ocorreu nas vendas do varejo durante o período do Carnaval deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Realizado em escala nacional, o levantamento abrangeu os dias 9/2 a 14/2 de 2024 e os dias 17/2 a 22/2 de 2023. As receitas de vendas nominais dos varejistas foram consideradas para esta análise.
Os setores que apresentaram um crescimento significativo foram os supermercados e hipermercados, com um aumento de 11,1%, seguidos por recreação e lazer, com 7,4%. Os segmentos de turismo e transporte também registraram um crescimento positivo, com 4,4%, enquanto a área de alimentação, incluindo bares e restaurantes, teve um aumento mais modesto de 0,9%. De acordo com o vice-presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich, diversas empresas de Florianópolis abriram os estabelecimentos durante todo o carnaval, contribuindo assim para o aumento no volume de vendas.
“Muitos aproveitam o feriado do carnaval para ir ao mercado e com o calor que aconteceu naquele período, em especial nos dias entre 10 e 13 de fevereiro, teve destaque para as categorias sazonais”, comenta o vice-presidente.
Durante o período analisado para a realização do levantamento, algumas capitais se destacaram com os melhores desempenhos em termos de crescimento nas vendas. Salvador liderou com um notável aumento de 8,4%, seguido de perto pelo Rio de Janeiro, que registrou um crescimento de 8,3%. Florianópolis, por sua vez, apresentou um crescimento sólido de 7,7%, enquanto Belo Horizonte teve um aumento respeitável de 6,0%. Recife também mostrou um crescimento positivo, atingindo 4,5%, enquanto São Paulo, embora com uma taxa mais modesta, ainda teve um crescimento de 2,8%.
Foto: Freepik