Do picolé caseiro a uma pizzaria, um microempreendedorismo mais assertivo é o desejo de milhões de brasileiros que planejam pôr suas habilidades em prática como negócios presenciais e digitais.
Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) revelam esse universo gigante: “Aproximadamente, 13,2 milhões de pessoas trabalhavam como microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil em 2021, o equivalente a 69,7% do total de empresas e outras organizações e a 19,2% do total de ocupados formais. E no período de 2019 para 2021, houve crescimento do número de MEIs em termos absolutos, em participação no total de empresas e outras organizações, e no pessoal ocupado total”, diz o instituto.
Mas como começar para ter uma jornada de sucesso sem a necessidade de grandes investimentos?
Rafael Coelho, coordenador de Marketing na ONG JA Rio de Janeiro destaca que, “Se você está prestes a embarcar na emocionante jornada do empreendedorismo, é fundamental contar com ferramentas estratégicas para impulsionar o seu negócio. Felizmente, existem diversas opções gratuitas disponíveis que podem ajudar a simplificar tarefas, melhorar a produtividade e impulsionar o crescimento da sua empresa. E o melhor: sem aumentar o seu custo. Essas ferramentas gratuitas são aliadas valiosas para empreendedores e empreendedoras que buscam eficiência e sucesso nos primeiros passos de suas jornadas”.
“Incorporar essas soluções em suas atividades diárias vai te ajudar no enfrentamento dos desafios do empreendedorismo de maneira mais estratégica e organizada”, completa Rafael.
Confira abaixo sete ferramentas digitais gratuitas para empreendedores iniciantes:
1. Trello
Ferramenta de gerenciamento de projetos, ideal para organizar tarefas, acompanhar o progresso e colaborar com a equipe de forma eficiente. A estrutura básica da plataforma compõe quadros, listas e cartões que ajudam na estruturação e acompanhamento de atividades.
2. Canva
Plataforma de design gráfico intuitiva e fácil de usar. É uma ótima maneira de criar imagens atraentes para redes sociais, apresentações, materiais de marketing, animações, entre outros. Nela, você encontra modelos já prontos, elementos gráficos, opção de colaboração em tempo real, inteligência artificial e muito mais.
3. CapCut
Aplicativo de edição de vídeo para smartphones que oferece recursos como edição, adição de efeitos, trilha sonora, texto e controle de velocidade. Você pode criar vídeos personalizados e exportá-los em alta qualidade para compartilhar em redes sociais.
4. Mailchimp
Seu negócio vai crescer ainda mais com essa plataforma de automação de e-mail marketing. Com ela, é possível enviar campanhas de e-mail eficazes e manter contato regular com os clientes, além de contar com funcionalidades como relatórios de desempenho, formulários de inscrição e segmentação de público.
5. Wave
Software de contabilidade completo para pequenas empresas. Colabora no gerenciamento de finanças, emissão de faturas e acompanhamento de despesas de maneiras fácil e eficiente. É uma boa alternativa para quem não tem familiaridade com o universo financeiro.
6. WhatsApp Business
Versão do WhatsApp feita para pequenas empresas. Oferece recursos como perfil comercial, respostas rápidas, etiquetas e estatísticas de mensagens para aprimorar a comunicação com os clientes. Essas ferramentas permitem que o seu negócio gerencie eficientemente suas interações e forneça informações úteis.
7. Google Meu Negócio
Essa é uma plataforma do Google que permite o gerenciamento de informações on-line de empresas, como horário de funcionamento, localização e avaliações. É ideal para aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa e facilitar a descoberta de potenciais clientes.
Para complementar a formação de jovens empreendedores e demais pessoas que desejam abrir o próprio negócio, a JA Rio de Janeiro também oferece gratuitamente diversos conteúdos 100% gratuitos, como cursos, jogos, e-books, palestras e muito mais sobre os mais diversos temas.