No coração da fábrica do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais (PR), um novo Centro de Promoção à Saúde (CPS) foi projetado para cuidar dos colaboradores de forma acolhedora, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e a educação alimentar.
Desenvolvido pela Redora Arquitetura, o espaço combina funcionalidade e aconchego, criando um ambiente que coloca os funcionários como protagonistas, sem abrir mão das exigências técnicas e sanitárias.
Com 450 m², o centro vai além das tradicionais consultas médicas e odontológicas, incluindo, ações de saúde, consultas e campanhas, e muito mais. “O Grupo Boticário queria que não parecesse um ambulatório ocupacional tradicional, mas ambientes acolhedores, perfumados, confortáveis, que proporcionam experiência de cuidado, tornando o CPS local de referência para os colaboradores. Que ao pensar em Saúde, fossem a primeira imagem na lembrança das pessoas.”, comenta Joceli Florenço, Arquiteta e Urbanista, especialista em arquitetura hospitalar e sócia da Redora Arquitetura.
A sala de amamentação também é um diferencial importante do projeto, oferecendo um local pensado para as funcionárias que são mamães. O espaço inclui uma banheira ergonomicamente integrada à bancada para garantir conforto e praticidade.
Um dos maiores desafios da Redora foi equilibrar a necessidade de assepsia com a criação de um ambiente aconchegante. “Precisávamos garantir que os materiais utilizados fossem fáceis de higienizar e seguissem as normas da vigilância sanitária, como a RDC 50, mas sem perder a sensação de bem-estar e conforto”, explica Joceli. Para isso, foram usados materiais não porosos e “texturas visuais” que, juntamente com formas curvas e uma paleta de cores suaves, proporcionam um ambiente convidativo.
A disposição dos ambientes foi outro ponto essencial para o sucesso do projeto. A recepção, por exemplo, foi integrada à cozinha de ensino e à área de espera, voltada para um jardim sensorial, criando uma atmosfera mais leve e descontraída. O cuidado com os fluxos internos também foi rigorosamente planejado, evitando que pacientes em situações de emergência cruzem com aqueles em atendimento eletivo.
O Centro de Saúde do Grupo Boticário é um exemplo de como a arquitetura de interiores pode ir além da funcionalidade, criando ambientes que cuidam e educam, enquanto promovem a integração entre os espaços e as pessoas.