Publicidade
Cooperação, inovação e transformação sustentável
17 de Janeiro de 2024

Cooperação, inovação e transformação sustentável

Cooperação, inovação e transformação sustentável

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

por Rui Schneider da Silva*

 

Publicidade

Vivemos uma era de grandes e rápidas transformações: sociais, políticas, econômicas e ambientais. São muitos os desafios e eles precisam caminhar na direção de uma sociedade mais inclusiva, democrática e sustentável. Um modelo que incorpora essas e outras virtudes e que existe desde 1844, é o cooperativismo.

As cooperativas financeiras são agentes de um modelo organizacional instituído para apoiar pessoas, impulsionar negócios e transformar as comunidades, como bem definiu o tema do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito 2023. Um exemplo disso foi o grande desafio de encontrar alternativas para ajudar os associados a se recuperarem da crise da pandemia. O Sicoob atuou para impedir falências, inadimplências e desemprego, buscando soluções junto ao BNDES, BRDE, Badesc, Banco Sicoob e com recursos próprios para amparar quem precisava, sempre atendendo aos associados com o mesmo grau de satisfação.

Outro desafio importante foi a manutenção do crescimento no crédito frente a um cenário de progressiva inadimplência no sistema financeiro. Tudo isso sem perder qualidade no atendimento, presencial ou digital. Temos todos os produtos e serviços das instituições bancárias e trabalhamos para que o Sicoob seja uma referência no segmento, com amplo portfólio à disposição do cooperado. Temos, seguros, consórcios, previdência, poupança e investimentos em renda fixa e variável – entre outros.

O Sicoob está consciente de que é preciso comunicar aos jovens e boa parte da sociedade que as cooperativas são, desde o seu nascimento, há mais de um século e meio, um modelo de negócios que valoriza a gestão compartilhada, a igualdade e a participação democrática e ativa nas decisões. Sem abrir mão de bons resultados. Nelas os jovens encontrarão valores compatíveis com um modelo de sociedade mais solidária, que promove justiça financeira e prosperidade.

Uma grande oportunidade tem sido levar o modelo cooperativo para pessoas que desejam se relacionar com uma instituição financeira que tem o propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico das pessoas e das localidades onde atuamos. Estamos investindo cada vez mais em comunicação e marketing para disseminar as vantagens do cooperativismo financeiro para um público mais amplo.

O Sicoob SC/RS possui também um Plano Temático de Sustentabilidade, composto por sete temas materiais – Comunidades, Cooperativismo, Cidadania Financeira, Segurança e Privacidade, Mudanças Climáticas, Governança e Direitos Humanos –, que orienta a agenda de sustentabilidade da organização.

O cooperativismo é um movimento que coloca as pessoas, a comunidade e os cuidados com o planeta como essenciais ao seu modelo de negócios. É por isso que as cooperativas, através de suas entidades representativas nacional e internacionalmente, são signatárias dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

No campo ou na cidade o Sicoob tem apoiado pessoas físicas e jurídicas, para viabilizar projetos pessoais e coletivos. Concedemos um crédito que o mercado em geral não quer fazer, que é o crédito de pequenos valores, tanto para micro e pequenos empreendedores quanto para o produtor rural.

Assim, o Sicoob SC/RS está entre os principais operadores do microcrédito e do crédito rural catarinense e gaúcho (e em alguns municípios do Paraná), financiando a produção de alimentos, e colocando ao alcance dos trabalhadores e empreendedores do agro, soluções tecnológicas que diminuam os impactos ambientais, aumentem a produtividade e a qualidade de vida dos produtores e de seus produtos.

O Sicoob tem sido um dos mais destacados parceiros dos pequenos empreendedores micro e pequenas empresas. Temos sido a instituição financeira cooperativa que mais liberou crédito pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), atrás apenas dos dois principais bancos público do País.

A nossa missão é levar o desenvolvimento socioeconômico para as regiões em que atuamos, com foco nas necessidades de cada pessoa e empresa. Somos uma instituição financeira que preza pela ajuda mútua, que promove educação financeira para crianças e adultos, e consultoria de investimentos financeiros. Por não visar lucro, temos produtos e serviços financeiros com taxas e tarifas mais justas e juros menores do que a média do mercado – e com melhor rentabilidade.

Cada cooperado é dono do negócio e tem direito à devolução dos resultados positivos. Mas não é só: há ganhos também indiretos, que é o quanto as pessoas economizaram e deixaram de pagar por produtos e serviços financeiros por trabalharem com uma cooperativa.

Um modelo, enfim, pronto a conquistar o coração e a inteligência das pessoas, porque como queremos propagar, para que um número maior de pessoas conheça, somos mais que uma instituição financeira.

 

* Rui Schneider da Silva – presidente do Sicoob Central SC/RS

Publicidade
Publicidade