A Villa Francioni, localizada em São Joaquim, SC, , além da produção de espumantes e vinhos, também promove a arte e a cultura, apresentando periodicamente exposições de artistas contemporâneos em sua Galeria.
E neste mês de julho, abrirá as portas para receber as obras inéditas do artista xilogravador Samuel Casal. A exposição intitulada Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias, que tem curadoria de Edson Busch Machado, será inaugurada no dia 23 de julho, às 15h. Entrada gratuita, durante todos os dias das 10 às 17 horas, até 7 de setembro – último dia da mostra.
Sempre em busca de novos artistas em todo o país para convidá-los a expor na Galeria da VF, Edson Machado se impressionou com os trabalhos. “Fiquei impressionado quando conheci a produção artística do Samuel Casal, numa Feira de Arte Contemporânea em São Paulo e posteriormente em seu ateliê em Florianópolis. A criatividade e o domínio técnico são características marcantes em suas xilogravuras, onde madeira, tintas e papéis formam imagens abstratas inovadoras”, afirma Edson.
“Nas matrizes de madeira, utilizo MDF e Compensado Naval, criando recortes com movimentos e texturas originais, e buscando a documentação e narrativa gráfica da desconstrução e reconstrução entre o artista e sua arte. Depois, imprimo com diversos matizes de cor sobre papel 100% algodão”, acrescenta Casal ao explicar seu processo de criação.
A presidente do Conselho Administrativo, Daniela Borges de Freitas, complementa: “A Villa Francioni foi edificada sob a égide de três pilares fundamentais: o homem, a tecnologia e a arte. Temos um calendário de eventos artístico-culturais a cada dois meses primorosamente selecionados pelo nosso consultor cultural Edson Machado. Oferecemos gratuitamente à comunidade e aos nossos clientes e turistas uma experiência sensorial única também no campo das artes visuais em nossa Galeria de Arte”.