Publicidade
Valorização da potência das histórias negras é Campanha da Globo
22 de Novembro de 2023

Valorização da potência das histórias negras é Campanha da Globo

A ideia principal é exaltar o empoderamento dando palco as diferentes trajetórias e a cultura do povo negro

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

‘Nós contamos as nossas histórias’, campanha da Globo para celebrar o mês da Consciência Negra visa mostrar importância de contar as narrativas negras sob a própria perspectiva.

A estreia foi essa semana na programação dos canais e nas plataformas digitais da empresa. A peça reúne reflexões e discursos realizados durante a 2ª edição do Festival Negritudes Globo, que instaurou discussões sobre as novas narrativas pretas no audiovisual. O filme mistura as falas das participações de Lázaro Ramos, Maju Coutinho, Taís Araujo e Conceição Evaristo.

Publicidade

A ideia principal é exaltar o empoderamento dando palco as diferentes trajetórias e a cultura do povo negro e mostrar que todo mundo tem história e cada história merece ser contada. Para transmitir ainda mais a mensagem, as redes sociais da Globo embarcam nessa jornada com movimentos em celebração da data. Durante todo o mês, a Globo tem uma programação especial em seus canais e também no globoplay com exibição de filmes, shows e programas.

Ficha técnica:
Anunciante: Globo
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Victor Seabra
Gerente de Criação: Monica Puga
Coordenação de Criação: Bruna Funyat
Criação: Gabriella Oliveira, Thais Machado e Julia Custódio
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Simone Szwarcwald e Suzana Prista
Coordenação de Atendimento: Viviane Tanner e Sandro Machado
Atendimento: Juliana Cordeiro, Dirceu Caetano e Gabrielle Bastos

Gerência de Produção: Ricardo Léo
Coordenação de Produção: Gabriela Bonn
Produção executiva: Francilli Costa
Edição e Pós-produção: Stephanie Britsch, Isadora Chamis e Sofia Silveira

Programação de novembro

O Canal Brasil vai exibir uma maratona especial com programas, séries, documentários, curtas e longa-metragens protagonizados ou dirigidos por cineastas e atores negros, até 26/11.

Na TV Globo, conduzido pelo repórter Alexandre Henderson e dirigido por Chico Regueira, dia 25/11  vai ao ar o especial “Vim de lá”, um programa que pretende contar as origens do povo carioca negro e seus ancestrais, vindos da África. Será exibido para o Rio de Janeiro, logo após o ‘Jornal Hoje’. E uma seleção especial de filmes que abordam a temática negra e títulos de diversos gêneros protagonizados por atores pretos estão sendo exibidos ao longo do mês de novembro. No dia 26, ‘Marighella’, a produção brasileira mais assistida nos cinemas em 2021, vai ao ar no ‘Domingo Maior’. E no último ‘Tela Quente’ do mês, dia 27, o filme ‘Estrelas Além do Tempo’ será exibido.

O Dia da Consciência Negra marcou o lançamento da série documental original ‘Resistência Negra’, na Globoplay, idealizada, escrita, dirigida, produzida e encenada pelo povo preto. Dirigida por Mayara Aguiar, a obra é apresentada por Djonga e Larissa Luz. Os roteiristas Grace Passo, Mariana Jaspe e Paulo Lins criaram um roteiro lúdico, que conta a história do movimento negro no Brasil entremeada por arte, música e aparições da pequena Lua Miranda, que representa uma personagem só revelada no último episódio.

A plataforma também preparou um trilho especial com sugestão de títulos em homenagem à data. São entrevistas, documentários, musicais, séries e filmes ficcionais e baseados em fatos reais, como o Original ‘Elza & Mané: Amor em linhas Tortas’, ‘Medida Provisória’, ‘Doutor Gama’, entre outros. A lista completa pode ser acessada neste link.

Também no globoplay, na categoria Educação, é possível acompanhar o trilho Educação Antirracista, com mais de 15 conteúdos sobre o tema. Todos os títulos da Categoria Educação, no Globoplay, têm curadoria da Fundação Roberto Marinho, do Canal Futura e do Movimento LED – Luz na Educação. As principais discussões do Festival Negritudes Globo, evento gratuito promovido pela Globo no dia 3/10, em São Paulo, também estão disponíveis.

Já no GNT, no dia 26, à 00h30, vai ao ar o documentário inédito “Vida de Rosa Parks”, que conta a história inesperada de Rosa Parks – ativista negra pelos direitos civis nos Estados Unidos – e sua vida além do boicote histórico aos ônibus, revelando a intenção por trás de sua política radical e sua coragem.

Os canais Telecine exibem, até 23/11 uma programação especial para a Semana da Excelência Preta. Na terça, dia 21, quatro filmes brasileiros ganham espaço no ‘Telecine Touch’. A programação abre com o filme “Correndo Atrás”, às 18h25, seguido de “O Pai Da Rita”, “Medida Provisória” e “Marte um”. O Telecine Fun exibe, no dia 22, “Policial Em Apuros” e “Policiais em Apuros 2” a partir das 22h.

O ‘Telecine Cult’ terá uma programação especial do diretor e cineasta Spike Lee. No dia 23, o canal inicia com “Crooklyn – Uma Família De Pernas Pro Ar”, às 20h, e segue com “Faça A Coisa Certa” e “O Plano Perfeito”. Os clássicos “Lutador de Rua”, “Velozes e Furiosos 8” e “O Sistema” serão exibidos no dia 24 no ‘Telecine Action’ a partir das 17h55. A programação do ‘Telecine Pipoca’ exibirá produções do ator e cineasta norte-americano Jordan Peele, com “Corra”, a partir das 20h05, seguido de “Não! Não olhe!”.

Publicidade
Publicidade