Publicidade
Testemunha Ocular | Conheça o site dedicado ao fotojornalismo
03 de Junho de 2022

Testemunha Ocular | Conheça o site dedicado ao fotojornalismo

Iniciativa foi apresentada recentemente pelo Instituto Moreira Salles

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Lançado recentemente pelo Instituto Moreira Salles (IMS), para atuar como memória do fotojornalismo brasileiro, o site Testemunha Ocular apresenta a produção e carreira de fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país. A plataforma inclui dossiês, ensaios críticos e depoimentos em vídeo, entre outros materiais que ressaltam a importância da atividade na documentação da realidade brasileira.

O portal tem como ponto de partida a forte presença do fotojornalismo no acervo do IMS, o site aborda a obra de diferentes profissionais e distintos assuntos relacionados à área. Ele é destinado tanto a pesquisadores quanto ao público em geral.

Publicidade

No dia 30 de agosto de 2004, o fotógrafo do jornal O Estado de S.Paulo José Francisco Diorio voltava do Aeroporto de Congonhas (SP) quando viu uma coluna de fumaça. Parou. Era um incêndio na favela do Buraco Quente. Fez, então, a foto que lhe renderia prêmio do World Press Photo de 2005. Diorio conta a história. Fonte: Site Testemunha Ocular

A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro, que foi superintendente-executivo do IMS entre 2008 e 2020. O jornalista Mauro Ventura assina a edição do site. O fotógrafo Leo Aversa foi o responsável pela edição de imagens durante a criação do projeto.

Fotógrafos como Custodio Coimbra, Evandro Teixeira e Henri Ballot têm fotos expostas na plataforma.

 

Foto do topo: Paula Simas/ Testemunha Ocular

Publicidade
Publicidade