Publicidade
Se preocupe, se importe, se interesse por política
24 de Agosto de 2023

Se preocupe, se importe, se interesse por política

Quem não se interessa por política não se interessa pela própria vida

Publicidade

 

Livro é importante contribuição para entender e praticar a cidadania – Obra reforça a importância da política em favor de uma sociedade mais justa

Publicidade

Contribuir para a conscientização política e a formação da cidadania é a proposta do livro Se preocupe, se importe, se interesse por política (Carbo Editora), com lançamento marcado para a próxima terça-feira (29/08), no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a partir de 18h. De autoria da socióloga e professora Adriane Nopes e do professor Maycon Cassimiro Oliveira, a obra é uma publicação com recursos da lei de incentivo à cultura da Fundação Franklin Cascaes (Prefeitura Municipal de Florianópolis) e apoio do Hotel Majestic.

“Quem não se interessa por política não se interessa pela própria vida. A política está em tudo que fazemos e dependemos dela para realizarmos nossos sonhos pessoais e sociais”, considera Adriane Nopes. “Vivemos numa época de rejeição à prática política, mas dependemos da política para construirmos uma sociedade mais justa”, alerta Oliveira, que completa: “quando não participamos da vida política, alguém fala e faz em nosso nome e nem sempre como queremos ou precisamos”.

Com ilustrações de Clóvis Lima e um texto com linguagem clara e acessível, o livro oferece informações sobre as origens da política, a história política brasileira, quais são e como funcionam os três poderes no Brasil, os direitos e deveres dos brasileiros – conforme a Constituição de 1988 – além de exercícios e dinâmicas de grupo para uso em sala de aula.

Segundo os autores, Se preocupe, se importe, se interesse por política é especialmente apropriado para alunos dos últimos anos do nível fundamental e para o nível médio. “Mas será de grande utilidade para qualquer pessoa interessada em conhecer sobre política ou ingressar na atividade”, esclarecem.

Lançamento
Data: 29 de agosto, terça-feira
Local: Hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Horário: 18h – 20h

Os autores

Adriane Nopes é PhD em Sociologia Política (UFSC), com doutoramento ‘sanduíche’ no CES – Centro de Estudos Sociais, na Universidade de Coimbra/ Portugal. Licenciada em Ciências Sociais, mestra em Sociologia Política pela UFSC (2007), possui especialização em História Social (2005 – UDESC), além de extensão universitária em Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora. Foi professora no Centro Universitário Estácio de Sá/SC por 10 anos. Autora do livro “Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses” (2013).

Maycon Cassimiro Oliveira é natural de Florianópolis (SC), professor de História, muito dedicado às questões comunitárias (notadamente as relativas ao esporte) e às ações de conscientização política – foi multiplicador da embaixada Politize, na capital catarinense. Graduado pela UFSC/ Uniasselvi, exerceu a vereança, como suplente, nas legislaturas de 2006, 2015 e 2018. É autor do livro “A história do futebol amador no norte da Ilha”.

Clóvis Lima é graduado em Artes Visuais pela Universidade Paulista, sendo quadrinista, chargista, caricaturista e ilustrador desde 1986, com muitas contribuições na imprensa sindical e veículos de comunicação do sul do Rio de Janeiro, onde reside, além de revistas e livros didáticos. Atuou em agências de publicidade e emissoras de TV, na produção, edição, roteiros e direção de vídeos.

Ficha Técnica
Obra: Se preocupe, se importe, se interesse por política
Autores: Adriane Nopes e Maycon Cassimiro Oliveira
Ilustrações e design: Clóvis Lima
Direção editorial: Carlos Stegemann
Revisão: Lu Zuê
Edição: Carbo Editora
Impressão: Impressul Indústria Gráfica

Publicidade
Publicidade