Publicidade
Rota do Enxaimel, em Pomerode, é selecionada pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo
02 de Dezembro de 2021

Rota do Enxaimel, em Pomerode, é selecionada pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Rota do Enxaimel, localizada na cidade de Pomerode (SC), foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. Mais de 170 destinos de 75 países inscreveram-se. Só 41 foram selecionados.

O roteiro catarinense é o único representante do Brasil. A Rota recebeu o selo internacional Best Tourism Villages – que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre os quais promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.

 

Rota do Enxaimel
A comunidade da Rota do Enxaimel envolve cerca de 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel – em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila  – fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico.

A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, na culinária típica e no artesanato. Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade.

Ivan Blumenschein, vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel explica que, “O turismo na rota é uma possibilidade de sustentação econômica para preservação das tradições e do patrimônio. Os moradores estão se interessando pelo assunto, observando as oportunidades que o ambiente rural pode proporcionar além do que eles já estão habituados”.

 

Como visitar
O website e mapas impressos distribuídos em pontos estratégicos ajudam o visitante a descobrir as casas históricas, produtores de delícias como conservas, geleias, bolachas e chocolates, restaurantes e passeios pela natureza. Guias profissionais também conduzem turistas pela rota.

A Associação Rota do Enxaimel, fundada em junho deste ano, reúne empresas, entidades e negócios familiares que atuam em gastronomia, hospedagem, experiências, produtos coloniais, trilhas ecológicas, entre outros serviços do destino turístico.

 

Publicidade
Publicidade