Revista digital de cultura Gulliver é lançada no mercado catarinense
15 de Maio de 2020

Revista digital de cultura Gulliver é lançada no mercado catarinense

Publicidade

Já está no ar a Revista Gulliver, plataforma digital de cultura de SC. Um portal para contar e compartilhar histórias. Um espaço para falar de arte, para reverberar a produção cultural do Estado, para debater questões contemporâneas, para ser crítico, para receber críticas. A iniciativa é de Carol Macário, jornalista de Florianópolis com trajetória em jornalismo cultural.

A proposta surgiu para preencher uma lacuna na cobertura de assuntos culturais, uma vez que os principais jornais de Santa Catarina extinguiram os cadernos especializados no tema. Jornalismo cultural é uma das editorias de maior índice de leitura no Brasil e no mundo, pois informa, possibilita o encontro de quem produz com quem frui e entretém. Sua base — a produção cultural — nunca foi tão grande e diversificada como hoje, como também tão invisibilizada e mal compreendida. 

Publicidade

A Revista Gulliver pretende dialogar com as questões contemporâneas, difundindo a agenda, mas também retomando a análise e a crítica, entendendo que é parte da função do jornalismo informar e educar. Propomos narrativas possíveis, que conectem histórias de personagens da cidade e do Estado, artistas e criadores à população, comunicando a produção artística e intelectual para além da indústria cultural. A produção acadêmica na área de ciências humanas também tem espaço.

O nome é uma alusão ao clássico Viagens de Gulliver, publicado em 1726. O autor, o irlandês Jonathan Swift (1667 – 1745), foi um crítico mordaz da sociedade e política do seu tempo e sua obra é considerada um dos marcos do jornalismo cultural. Assim como o personagem Lemuel Gulliver, nosso propósito é explorar potenciais utopias.

Literatura, artes visuais, cinema, música

A equipe é formada pela jornalista Carol Macário (editora e repórter), a historiadora e videomaker Fernanda Ozório e o jornalista e videomaker Juliano Nunes, da Volo Filmes & Fotografia. Entre os colaboradores estão a crítica de arte, curadora e pesquisadora Kamilla Nunes, que assina coluna sobre artes visuais; a jornalista e escritora Patrícia Galelli, autora de colunas mensais de literatura; o jornalista e crítico de cinema Andrey Lehnemann, autor de críticas de cinema. Também estão previstas colunas mensais sobre a produção audiovisual catarinense, sobre questões indígenas, pesquisas acadêmicas na área de ciências humanas e novidades em tradução.

Atualmente a Revista Gulliver está pré-incubada no CocreationLab – ACI.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter