Revista da Anoreg/SC destaca serviços que os cartórios facilitaram para o cidadão
23 de Maio de 2014

Revista da Anoreg/SC destaca serviços que os cartórios facilitaram para o cidadão

Publicidade

capa revista_ANOREG

Um dos principais agentes na garantia da justiça no Brasil, o cartório extrajudicial cumpre importante papel junto ao cidadão assegurando a veracidade dos atos lavrados nas serventias. Para ampliar o conhecimento da população sobre a atuação dos cartórios, a Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC) lançou neste mês a 10ª edição da revista Segurança Jurídica, enfatizando ações como as visitas dos profissionais da área às escolas e a distribuição de uma cartilha, que mostra os recentes procedimentos que os cartórios passaram a realizar, facilitando a vida do cidadão.

Publicidade

Se antes era necessário recorrer aos tribunais para realizar um divórcio, um inventário ou fazer um testamento em vida, agora estes e outros procedimentos podem ser realizados diretamente nos cartórios, desde que não haja divergências entre as partes envolvidas. Todas as 320 serventias associadas à Anoreg/SC estão recebendo um material de divulgação a ser distribuídos à população para que os cartórios possam ajudar ainda mais na garantia dos direitos de todos.

“Outra conquista recente à sociedade é a possibilidade de realização de casamentos homoafetivos diretamente nos Registros Civis e Escrivanias de Paz. Mesmo com alguns poucos pareceres contrários, é cada vez maior o número de casais do mesmo sexo que estão garantindo este direito, assegurado pelo Conselho Nacional de Justiça”, lembra Otávio Guilherme Margarida, presidente da Anoreg/SC.

Nas escolas
E para que a atividade notarial seja de conhecimento da população desde cedo, o 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça está visitando turmas de ensino médio do município para levar mais informações aos adolescentes. A ideia é que esses estudantes tenham uma noção básica das diferentes funções dos cartórios extrajudiciais e assim possam usufruir melhor dos direitos estabelecidos na legislação. A escola que deseja receber a visita dos cartorários pode entrar em contato com o Tabelionato, pelo telefone (48) 3086-8500.

Estas iniciativas são destaque na nova edição da revista digital Segurança Jurídica, que também traz uma entrevista exclusiva com o desembargador Jaime Luiz Vicari. Todo o conteúdo está disponível no site oficial.

alguns serviços desjudicializados Clique na imagem para ampliá-la

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade