Foto: Divulgação
A família Sirotsky inaugurou em Porto Alegre em 1962 a TV Gaúcha. No dia 29 de dezembro daquele ano, entrava no ar o canal 12. Esse foi o marco inicial da história da RBS TV que, aos 55 anos, busca estar cada vez mais próxima da comunidade, produzindo jornalismo e entretenimento de qualidade, que conectam os gaúchos e contribuem para a transformação da sociedade.
Trajetória
Muitos foram os momentos importantes nessa trajetória: em 1967, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo. No ano de 1969, entraram no ar as primeiras emissoras de televisão do Grupo RBS no interior do Rio Grande do Sul: a TV Imembuí, de Santa Maria, e a TV Caxias, canal 8 de Caxias do Sul. A denominação RBS TV (Rede Brasil Sul de Televisão) passou a ser usada em 1979.
“Tenho muito orgulho em contribuir com esta história. São muitas gerações de profissionais que construíram uma emissora que sempre teve como propósito promover a cultura do Rio Grande e contribuir com jornalismo e entretenimento de qualidade”, destaca Cézar Freitas, o diretor de jornalismo da RBS TV.
Para marcar a data, uma reportagem especial foi produzida para cada um dos telejornais da emissora, confirmando a proximidade com o público como um dos principais atributos que acompanham a RBS TV nesses 55 anos.
Em uma das reportagens, Cristina Ranzolin, Carla Fachim e Neto Fagundes estiveram na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, enquanto Daniela Ungaretti, Simone Lazzari e Shana Müller foram para a Restinga, na zona sul da Capital, para estar com os telespectadores e ouvir deles o que mais marcou nas coberturas ao longo de pouco mais de cinco décadas.
Outro conteúdo especial recupera imagens dos primeiros anos de operação da RBS TV, a chegada no interior do Estado e as mudanças tecnológicas ao longo do tempo até o momento atual, quando a televisão passa por mais um momento histórico com o desligamento do sinal analógico em 107 cidades gaúchas e a entrada do sinal digital a partir de janeiro de 2018.
Durante a semana do aniversário, no Jornal do Almoço, todas as emissoras da RBS TV no interior do Estado participaram das comemorações com depoimentos de telespectadores que relembraram alguma história pessoal com a TV e como foi importante na vida delas.
Audiência
Em 2017, a RBS TV alcançou a melhor média de audiência¹ diária dos últimos cinco anos. Só na Grande Porto Alegre, mais de 2,1 milhões de telespectadores diferentes foram impactados por dia. Entre os destaques deste ano, o Jornal do Almoço obteve a melhor média de audiência já registrada por peoplemeter (desde 2000). Alcança, em média, 628 mil telespectadores diferentes por programa na Grande Porto Alegre. Já o Globo Esporte RS teve a maior média de audiência desde 2009. Alcança, em média, 551 mil telespectadores diferentes por programa. E o RBS Notícias conquistou a maior média de audiência desde 2007, segundo programa de maior audiência da grade de programação geral. Alcança, em média, 788 mil telespectadores diferentes por programa. O futebol também foi destaque em 2017, a final da Libertadores foi o jogo de futebol de maior audiência desde 2009. Só na Gde. POA, mais de 1,6 milhões de telespectadores diferentes foram impactados pela transmissão.
¹ FONTE: Kantar IBOPE Media Workstation Premium, Gde. Porto Alegre. Recordes de média diária (07h-24h) e dos programas: Jan-Nov/17, audiência domiciliar (rat%), comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Alcance diário (06h-30h) e dos programas: alcance individual (rch#), Jan-Nov/17. Futebol: audiência domiciliar (rat%), 29/11/2017, LANUS X GRÊMIO, comparação com todos os jogos de futebol dos anos anteriores.