O Grupo RBS vai ampliar sua presença no interior do Estado, onde já atua com emissoras da RBS TV e operações das rádios Atlântida e Gaúcha, além do Jornal Pioneiro, em Caxias do Sul.
O projeto faz parte da estratégia de expansão digital, anunciado no início do mês, e terá como foco a produção de conteúdo hiperlocal, uma vocação da RBS.
A partir do 1º trimestre de 2023, Passo Fundo terá uma redação integrada e multiplataforma de GZH, que se soma às operações da RBS TV e da Atlântida na região. Além do digital, a redação irá produzir conteúdos para Zero Hora e Gaúcha. Este será o primeiro passo do movimento, que se estenderá para outras regiões do Estado, valorizando um mercado com alto potencial de contribuição para a economia do Estado. Além do digital, a RBS também avaliar investir em outras plataformas de conteúdo nos próximos ciclos do projeto.
“Somos uma empresa gaúcha com foco no Rio Grande do Sul. E acreditamos que nosso futuro passa pelo digital, em integração com as mídias tradicionais. Este movimento de expansão para o Interior, que tem início na região de Passo Fundo, combina essas duas crenças. Materializa nossa vocação hiperlocal, valorizando os temas e pautas importantes para as nossas comunidades e nos levando para mais perto do público. E sinaliza mais um passo do novo ciclo digital da empresa, com foco em novos produtos e formatos, engajamento e experiência do usuário, possibilidades de segmentação e customização, de forma sempre integrada com veículos tradicionais. O interior é uma grande locomotiva de desenvolvimento do nosso Estado, um orgulho pra todos nós, gaúchos, e uma fonte permanente de grandes oportunidades de negócio e conexão com o nosso público”, afirma o diretor-executivo de Digital e Transformação, Marcelo Leite, responsável pelo novo ciclo digital da RBS.
Leonardo Persigo, diretor de Mercado do Interior destaca que, “Entendemos a força e relevância do mercado do Interior para a economia do Estado e, a partir disso, avançamos na construção de soluções conectadas com a jornada de consumo dos gaúchos. Com este movimento, a RBS oferece novas oportunidades de exposição e comunicação para as marcas se conectarem com seus públicos. Neste momento, destacamos a Região Norte e Passo Fundo como protagonistas, pela importante contribuição no desenvolvimento do RS em diferentes setores, especialmente no agronegócio”, destaca.
Nesta primeira etapa, serão criadas sete novas vagas para reportagem, edição e chefe de reportagem por meio de um processo seletivo que se iniciará em janeiro. Esses profissionais serão liderados por Mateus Rodighero, que assume como editor-chefe de jornalismo da nova redação integrada da RBS em Passo Fundo, modelo semelhante ao que a empresa já opera atualmente em Caxias do Sul. O foco será dar mais visibilidade e alcance para temas e pautas importantes da região, ampliando e fortalecendo a conexão com o público local.
“Estamos muito felizes de poder intensificar, com GZH, a produção de conteúdo jornalístico em Passo Fundo, que hoje já é muito bem exercida pela RBS TV. Essa importante região econômica, cultural, política e social do Estado tem muitas notícias que vão ao encontro do nosso propósito na RBS: conectar os gaúchos e fazer jornalismo que desenvolva o Estado. O localismo (produção de conteúdo de uma cidade ou região) é um dos elementos importantes para que uma comunidade se una, evolua e encaminhe a solução de seus problemas”, ressalta Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte.