O Twitter é o site que concentra a maior quantidade de ódio da internet, de acordo com um estudo da Universidade de Beihang, na China. A pesquisa levou em conta a versão chinesa do serviço de microblog, chamada Weibo, e a emoção mais recorrente nas mensagens publicadas era a raiva. Normalmente, os tuítes raivosos atingem os seguidores do autor, bem como os de seus amigos.
Os pesquisadores analisaram 70 milhões de publicações dos cerca de 200 mil internautas e as separaram em quatro sentimentos básicos: raiva, felicidade, desgosto e tristeza. Os conteúdos com teor triste ou de desgosto, ao contrário do que ocorre com os alegres, sobressaíram.
Segundo o estudo, o resultado pode ser útil para empresas no desenvolvimento e planejamento de estratégias para atuação nas redes sociais, bem como na localização de conteúdos e na tomada de decisões em situações de crise.
O estudo ressalta que essa não é uma boa notícia para os fãs da plataforma, já que o ódio leva ao estresse, que está associado à maioria das doenças do coração. Quem tuíta com frequência sente mais raiva do que as outras pessoas, portanto, estaria mais sujeita a contrair problemas de saúde.
No Brasil, em 2010, um fã da banda de pop rock nacional “Restart” disse que ia “xingar muito no Twitter” e desde então, após a “viralização” do vídeo, a expressão entrou para vocabulário de muitos jovens brasileiros.
Se você não gostou dessa notícia, está pensando em falar mal dela no Twitter?
*Com informações do CanalTech