Publicidade
Qual o valor da imagem
11 de Junho de 2013

Qual o valor da imagem

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Patrícia Dalpra 11 de Junho de 2013 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

0203_sports-value-list_390x220

 

Publicidade

Não poderíamos falar de outro assunto depois de uma semana onde o tema imagem esteve em voga.  A transferência do jogador do Santos para o Barcelona, nos deu a dimensão de como uma imagem é importante.  Neymar, em horário nobre na TV Globo, transmissão ao vivo da sua chegada no Barcelona,  56 mil pessoas no estádio  do Barcelona esperando por ele. Sucesso nas redes sociais com 18 mil registros brasileiros sobre o jogador.  O fenômeno de mídia do momento.

Segundo pesquisa realizada pela SportsPro, Neymar aparece como a marca mais valiosa no esporte e agora, após sua transferência, o valor no mercado do atacante subiu 22,6%, de R$ 154,2 milhões para R$ 189 milhões, segundo cálculos da empresa de consultoria Pluri.

Me lembrei de um artigo que escrevi há alguns anos sobre: “Imagem de Atleta”, onde falo que os atletas não são simplesmente esportistas, mas assumem um status de celebridades. Hoje a imagem do atleta é tão importante quanto a suas habilidades esportivas. Em alguns casos os ganhos com a utilização da imagem chegam a ser bem maiores que seus salários. Diante deste cenário é fundamental que o atleta tenha uma orientação e comece desde de cedo a administrar sua carreira e sua imagem de forma consciente e profissional.

Baseada nesta premissa, a  revista Forbes divulgou a atualização do ranking dos atletas mais bem pagos do mundo.  O cálculo é feito através da soma dos salários provenientes de salários, premiações,  patrocínios e publicidade.

Segue a lista feita pelo Business Insider com os 18 atletas que ganharam mais dinheiro com sua imagem do que praticando esportes. Os números abaixo  correspondem ao percentual do salário anual recebidos através do uso da imagem.

1º- Usain Bolt ( Atletistismo) 99%

2º – Roger Federer  (tênis)  91%,

3º – Phil Mickelson ( golf)  90%

4º – David Beckham ( futebol ) 89%

5º – Maheandra Singh Dhoni ( cricket)  89%

6º – Tiger Woods ( golf) 83%

7º – Sachin Tendulkar ( cricket) 82%

8º – Ernie Els (golf) 82%

9º – Li Na (tênis) 82%

10º – Rafael Nadal (tênis) 80%

11º – Maria Sharapova (tênis) 79%

12º – LeBron James (basket) 70%

13º – Serena Williams (tênis) 59%

14º – Derrick Rose (basket) 56%

15ª – Kobe Bryan ( basket) 55%

16º – Rory Mcllroy (Golf) 54%

17º – Novak Djokovic (tênis) 52%

18º – Leonel Messi (futebol)  52%

Seguramente, no próximo ano teremos o nome do Neymar entre os primeiros da lista. O atleta possui grandes profissionais gerenciando sua imagem e carreira e além dos atuais, ele acaba de assinar o contrato com a Agência Doyen que irá cuidar da sua imagem na Europa.

A lista apresentada acima serve para reforçar que os atletas tem um potencial enorme de exploração da imagem. O gerenciamento de imagem torna-se uma ferramenta fundamental para os atletas planejarem sua carreira de forma estratégica e estruturada potencializando os ganhos e principalmente, não perdendo  o foco principal , o rendimento esportivo, porque apesar da imagem ser uma grande fonte de renda, ela está diretamente associada ao resultados. Profissionalizar a gestão da imagem e da carreira é o melhor caminho para poder desfrutar de todos os benefícios  e possibilidades que o esporte pode proporcionar.

Apesar de termo falado sobre o case de sucesso do  Neymar,  no nosso país, a cultura de gerenciamento de imagem e carreira ainda é vista com descuido por muitos atletas. Não conseguem planejar suas carreiras pensando em um futuro a médio e longo prazo. O resultado desta falta de planejamento são atletas que conseguem enxergar as oportunidades somente quando chegam ao fim de suas carreiras, o que muitas vezes é tarde. Por isso, é fundamental que se comece a estruturar e planejar a carreira o quanto antes, entendendo que esse trabalho é importante principalmente no futuro, afinal pesquisas mostram que a vida de atleta dura em média 10 anos então, fazendo a construção da carreira corretamente a chance de colher bons frutos é grande.

 www.pdimagemecarreria.com

E-mail: [email protected]

Twitter: @patriciadalpra

Facebook: PD Gestão de Imagem e Carreira

Publicidade
Publicidade