Publicitário catarinense, que atua em São Paulo, recebe prêmio Latinoamericano por criação de Objeto de Aprendizagem
28 de Outubro de 2013

Publicitário catarinense, que atua em São Paulo, recebe prêmio Latinoamericano por criação de Objeto de Aprendizagem

Publicidade

por Patricia Bieging

O publicitário Raul Inácio Busarello foi premiado na última sexta-feira (25/10) durante a 8ª Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologia de Aprendizagem, que ocorreu na Universidade Austral do Chile, cidade de Valdívia no Chile.

Publicidade

O objeto de aprendizagem criado por Raul Inácio Busarello consta em tornar acessível o conteúdo de projeção cilíndrica ortogonal, através de um artefato que funde narrativa sequencial das histórias em quadrinhos com a narrativa não-linear do ambiente hipemídia. “A ideia é cativar o aluno pela emoção de ler e poder navegar pela história. Enquanto faz isso aprende os conceitos de geometria descritiva” diz Raul Busarello. O artefato foi inicialmente projetado para alunos surdos e não surdos, entretanto percebe-se sua efetividade para outros públicos, “por isso as pesquisa continuam e este reconhecimento da comunidade de pesquisa tecnológica da América Latina só confirma que estamos no caminho certo” declara o publicitário.

O objeto de aprendizagem criado e projetado por Busarello faz parte do projeto: “Educação Inclusiva: Ambiente Web acessível com Objetos de Aprendizagem para Representação Gráfica”, com apoio da CAPES e CNPq, coordenados pelos Professores Doutor Tarcísio Vanzin e Doutora Vania Ribas Ulbricht da UFSC.

A Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologia de Aprendizagem – LACLO surgiu à oito anos pela urgente necessidade de se discutir, sob o âmbito  do desenvolvimento tecnológico e a realidade Latinoamericana as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. O evento já teve edições no Equador, México, Uruguai, Brasil, Chile, e no próximo ano na Colômbia.

O publicitário Raul Inácio Busarello é Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, na área de pesquisa Mídia e Conhecimento. Além de ter atuado em agências de Santa Catarina tem vivência acadêmica e profissional em Nova Iorque, EUA, na área de cinema. Desenvolveu protótipo de objeto de aprendizagem que permite às pessoas surdas aprenderem conceitos de Representação Gráfica através de Histórias em Quadrinhos. Atualmente é Sócio-Diretor de Criação da empresa/editora Pimenta Cultural Comunicação e Projetos Culturais em São Paulo, além de ser docente da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi – SP.

 RAUL_BUSARELLO

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter