Publicidade
Projeto que vai ajudar crianças do Instituto Guga Kuerten é lançado na Capital
21 de Junho de 2022

Projeto que vai ajudar crianças do Instituto Guga Kuerten é lançado na Capital

O Projeto Olhar Amigo realizará exames oftalmológicos e doará, para quem precisar, óculos de grau

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A 6ª edição do Projeto Olhar Amigo, lançada na última segunda-feira, 20/6, na sede do Hospital de Olhos de Florianópolis, veio para reforçar que a união entre empresas em participar de causas sociais é fundamental e melhora não só a vida da criança e do adolescente, como de toda a família.

A prova disso foi o discurso de Mathews França, que participa das atividades do Instituto Guga Kuerten desde os seus 7 anos. “A falta de visão afetava a minha vida no geral, na sala de aula, nas atividades físicas e ser contemplado por este projeto me fez sentir uma grande alegria, porque isso transformou a minha vida”, declarou França.

Publicidade

O objetivo do projeto é ajudar as crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK), realizando exames oftalmológicos e doando, para quem precisar, óculos de grau.

A presidente do IGK, Alice Kuerten, reforçou a importância da ação realizada dentro do Instituto. “Fica sempre uma dúvida no ar, será que a criança tem algum problema neurológico que afeta o aprendizado ou o problema está na visão? E com essa ação solucionamos o caso. Por isso, que o projeto é de suma importância, precisamos ajudar nossos campeões da vida”, finalizou a presidente do IGK.

Sobre as etapas

Neste ano, a triagem nos municípios será dividida em três dias: em 22 de junho, a equipe estará em Florianópolis (nas unidades Itacorubi e Saco Grande); dia 23, o encontro será em São José e Palhoça; e dia 24 os voluntários irão a Biguaçu.

Na segunda fase, as crianças passarão por consultas oftalmológicas e exames mais minuciosos com os médicos do HOF para saber o tipo de deficiência visual e se precisam usar óculos. As armações são oferecidas pelas Óticas Carol, as lentes pela empresa Repro Essilor Luxottica e as triagens, pela Triertec.

Na última edição, 142 crianças do IGK foram contempladas com óculos de grau. Nas cinco edições, já são 493 crianças. A iniciativa serve também de alerta para que pais e mães não descuidem da saúde ocular dos filhos porque é cada vez mais comum crianças terem dificuldades para enxergar e, por isso, enfrentarem problemas de aprendizagem na escola. “Faz bem fazer o bem”, resume o médico Ernani Garcia, diretor técnico do HOF.

 

Fotos: Malu Sousa

Publicidade
Publicidade