Publicidade
Projeto do Parque Linear do Córrego Grande, em Florianópolis, ganha visibilidade internacional
27 de Julho de 2023

Projeto do Parque Linear do Córrego Grande, em Florianópolis, ganha visibilidade internacional

O trabalho foi selecionado para participar de exposição no Chile

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

O projeto que deu origem ao Parque Linear do bairro Córrego Grande, em Florianópolis, integra o rol de trabalhos selecionados para a exposição “Acesso Livre: Espaço público contemporâneo na América Latina”, que ocorre em Santiago, no Chile.

Publicidade

A exposição aborda as relações entre arquitetura, espaços públicos e cidades na América Latina, e está aberta à visitação de terça a domingo no Centro Cultural La Moneda, até o mês de agosto.

Segundo os organizadores, a ideia é dar visibilidade a táticas arquitetônicas e projetos urbanos cujo objetivo é criar ambientes próprios para acolher a vida coletiva. Detalhes de acesso e horários no site do centro cultural.

Parceria entre Dimas Construções e outras 4 empresas

O processo de construção do Parque Linear foi coordenado pela Dimas Construções, que também financiou a obra junto a outras quatro empresas de Florianópolis. O projeto arquitetônico é uma parceria entre os arquitetos Juliana Castro, Clarice Wolowski e César Floriano, do escritório JA8 Arquitetura Viva. O parque foi entregue à comunidade no ano de 2016.

Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções destaca que, “Desde então, o Parque Linear se transformou num importante equipamento de lazer para o bairro, sendo um grande eixo de integração e conectando os moradores com a natureza. Foi um trabalho urbanístico com grande impacto para o bem-estar de quem vive ou visita o Córrego Grande”.

A arquiteta Juliana Castro conta que o projeto passou a ganhar visibilidade fora do país no ano passado, quando foi destaque em importantes sites internacionais conceituados, especializados em projetos arquitetônicos, como o ArchDaily e o Landezine. “Por causa dessa visibilidade, o trabalho foi encontrado pelos curadores da exposição e, então, recebemos o convite para integrar a mostra”, comenta.

O Parque Linear do Córrego Grande tem como principal elemento a ponte para ciclistas e pedestres, que funciona como uma grande praça e possui amplas cabeceiras, criando espaços para encontros e eventos comunitários, como apresentações musicais e feiras. Além disso, o espaço é contornado por uma extensa área de vegetação natural em parte recuperada pelo parque. Em 2018, o projeto venceu o prêmio ASBEA de Arquitetura, na categoria Obras Edificadas.

 

Publicidade
Publicidade