O World Press Photo – um dos mais importantes prêmios de fotojornalismo e fotografia documental internacionais, está com inscrições abertas até 11 de janeiro para a edição 2022. Fotógrafos de todo mundo que tenham trabalhos publicados em veículos jornalísticos podem participar.
Os vencedores podem receber prêmios de até € 6 mil (R$ 38,7 mil) e ganham visibilidade internacional para o seu trabalho por meio de livros e exposições em vários países.
Em 2021 a premiação, criada por um grupo de fotógrafos holandeses em 1955, recebeu um total de 74.470 trabalhos de autoria de mais de 4,3 mil fotógrafos de 130 países. A foto vencedora foi de uma cena comovente do drama humano da Covid-19, feita em São Paulo por um profissional dinamarquês.
E o brasileiro Lalo de Almeida ganhou na categoria série Meio Ambiente com a reportagem ‘Pantanal em Chamas’, produzida para a Folha de S.Paulo.
O prêmio aceita também inscrições de profissionais que possam comprovar (por meio de uma imagem com crédito) a publicação de trabalhos em formato online ou impresso em uma organização de mídia registrada.
A edição de 2022 da premiação está dividida em sete regiões: África, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Sudeste Asiático e Oceania – e terá apenas quatro categorias: Foto única, Reportagem, Projetos de longo prazo e Formato aberto.
Os trabalhos serão julgados na região em que foram produzidos. Os melhores em cada categoria na região concorrerão a um prêmio global.
Clique aqui para informações e inscrições.


