O Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, os 23 vencedores da etapa nacional em um evento no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.
A premiação contempla seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Na etapa nacional, os municípios são divididos em cinco categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes e capitais.
Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta ainda com auditoria externa da empresa BDO Brazil.
João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, discursa na abertura da premiação em São Paulo.
Crédito da foto: Renato Pizzutto