Os consumidores que seguem influenciadores online podem ser divididos em seis grupos diferentes, de “caçadores de ideias” e “seguidores silenciosos” a “super fãs”, de acordo com um estudo publicado no Journal of Advertising Research (JAR).
O artigo, intitulado “O que leva os consumidores a se envolverem com influenciadores? Segmentando a resposta do consumidor aos influenciadores: Insights para gerenciar relacionamentos de mídia social”, foi escrito por Justine Rapp Farrell (Universidade de San Diego), Colin Campbell (Universidade de San Diego) e Sean Sands (Swinburne University of Technology).
Por que isso importa
O marketing de influenciadores é uma estratégia cada vez mais popular, mas é fundamental entender as necessidades dos diferentes públicos ao ativar essas campanhas. Os consumidores seguem e se envolvem com influenciadores por motivos variados e, portanto, procuram tipos específicos de informações e experiências desses relacionamentos.
Os seis grupos de audiência
Com base em uma pesquisa online com 938 consumidores nos EUA, a análise identificou os seguintes públicos para conteúdo de influenciadores:
Buscadores de ideias (32%)
Esse grupo procura influenciadores “principalmente para entretenimento … e inspiração”. Instagram e YouTube são suas plataformas preferidas e seguem uma média de 4,1 influenciadores cada.
Seguidores silenciosos (20%)
O desejo de entretenimento é o ponto de conexão mais comum desse grupo com os influenciadores. Eles seguem apenas um pequeno número – uma média de 1,3 – desses especialistas digitais. Setenta e nove por cento não gastaram dinheiro com base nas recomendações dos influenciadores.
Buscador de inspiração orientada para o entretenimento (17%)
Noventa e um por cento dessa coorte fez compras com base em sugestões de influenciadores. Eles seguem uma média de 16,8 influenciadores, muitas vezes em busca de entretenimento, inspiração e negócios.
Direcionado ao entretenimento espontâneo (13%)
Embora esses consumidores sigam em média 17 influenciadores, seu engajamento e visualização de conteúdo são relativamente modestos.
Influenciador não engajado (11%)
Esses consumidores, em média, são fãs de apenas 1,1 influenciadores e “subtraem todas as motivações” para seguir esses números online.
Super fã (7%)
No outro extremo do espectro, os membros deste corte seguem uma média de 141,9 influenciadores cada. Eles compunham o segmento mais jovem do estudo.
Oriundo do Journal of Advertising Research