Publicidade
Os seis públicos para conteúdo de influenciadores
10 de Junho de 2022

Os seis públicos para conteúdo de influenciadores

Insights para gerenciar relacionamentos de mídia social

Twitter Whatsapp Facebook

Os consumidores que seguem influenciadores online podem ser divididos em seis grupos diferentes, de “caçadores de ideias” e “seguidores silenciosos” a “super fãs”, de acordo com um estudo publicado no Journal of Advertising Research (JAR).

O artigo, intitulado “O que leva os consumidores a se envolverem com influenciadores? Segmentando a resposta do consumidor aos influenciadores: Insights para gerenciar relacionamentos de mídia social”, foi escrito por Justine Rapp Farrell (Universidade de San Diego), Colin Campbell (Universidade de San Diego) e Sean Sands (Swinburne University of Technology).

Publicidade


Por que isso importa

O marketing de influenciadores é uma estratégia cada vez mais popular, mas é fundamental entender as necessidades dos diferentes públicos ao ativar essas campanhas. Os consumidores seguem e se envolvem com influenciadores por motivos variados e, portanto, procuram tipos específicos de informações e experiências desses relacionamentos.

Os seis grupos de audiência

Com base em uma pesquisa online com 938 consumidores nos EUA, a análise identificou os seguintes públicos para conteúdo de influenciadores:

Buscadores de ideias (32%)
Esse grupo procura influenciadores “principalmente para entretenimento … e inspiração”. Instagram e YouTube são suas plataformas preferidas e seguem uma média de 4,1 influenciadores cada.

Seguidores silenciosos (20%)
O desejo de entretenimento é o ponto de conexão mais comum desse grupo com os influenciadores. Eles seguem apenas um pequeno número – uma média de 1,3 – desses especialistas digitais. Setenta e nove por cento não gastaram dinheiro com base nas recomendações dos influenciadores.

Buscador de inspiração orientada para o entretenimento (17%)
Noventa e um por cento dessa coorte fez compras com base em sugestões de influenciadores. Eles seguem uma média de 16,8 influenciadores, muitas vezes em busca de entretenimento, inspiração e negócios.

Direcionado ao entretenimento espontâneo (13%)
Embora esses consumidores sigam em média 17 influenciadores, seu engajamento e visualização de conteúdo são relativamente modestos.

Influenciador não engajado (11%)
Esses consumidores, em média, são fãs de apenas 1,1 influenciadores e “subtraem todas as motivações” para seguir esses números online.

Super fã (7%)
No outro extremo do espectro, os membros deste corte seguem uma média de 141,9 influenciadores cada. Eles compunham o segmento mais jovem do estudo.

Oriundo do Journal of Advertising Research

Publicidade