Publicidade
Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida
11 de Janeiro de 2024

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) se tornará o número do registro geral da carteira de identidade

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A nova mudança da Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz substituição o número do RG pelo CPF como registro geral.

Dessa forma, o cidadão brasileiro poderá usar apenas o CPF como número de identificação pessoal, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Publicidade

Lei nº 14.534/23

A data coincide com o limite definido para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número do registro geral da carteira de identidade. Além disso, também estabelece diretrizes para a proteção de dados e ainda cria um único caminho para identificação nos cadastros feitos pela Administração Pública Federal.

Até o momento mais de de dois milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas. E diversos estados, como: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe e São Paulo já iniciaram o procedimento de troca.

Mudanças

O novo documento vai comprovar a autenticidade da identificação por meio de um QR Code que também permite saber se a CIN foi furtada ou extraviada.

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, pelo aplicativo GOV.BR. A segunda via, no entanto, será paga e a taxa vai variar de estado para estado.

O Ministério da Gestão está prestando apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço.

Publicidade
Publicidade