Publicidade
Notícias falsas e desinformação são preocupação global
29 de Abril de 2025

Notícias falsas e desinformação são preocupação global

Menor é a satisfação das pessoas com o funcionamento da democracia em seus países

Publicidade

Mais de 80% dos adultos em 35 países acreditam que as notícias fabricadas e a desinformação representam um problema em seus países – e 59% consideram isso um grande problema.

Os dados são de uma pesquisa recente do Pew Research Center, um instituto de pesquisa independente dos Estados Unidos. A pesquisa também mostra que, quanto maior a preocupação com notícias falsas, menor é a satisfação das pessoas com o funcionamento da democracia em seus países.

Publicidade

Conquistar a confiança do consumidor é fundamental para o crescimento e a valorização de uma marca. Estudos mostram que os consumidores tendem a confiar mais em anúncios exibidos em canais tradicionais, como TV, rádio, cinema, revistas e jornais.

No entanto, à medida que cresce a desconfiança no que se vê e se ouve, nem mesmo o noticiário tem sido um refúgio seguro para os anunciantes – especialmente quando a informação vem da internet. Uma pesquisa recente revelou que apenas 23% das pessoas confiariam em um anúncio de uma marca desconhecida no TikTok.

O que as marcas podem fazer?

Segundo a pesquisa, as marcas consideradas mais confiáveis e responsáveis pelo público compartilham três características essenciais:

1. Honestidade e transparência;

2. Respeito e inclusão;

3. Empatia e cuidado com os clientes.

Empresas que cultivam essas qualidades tendem a se destacar e proteger melhor o valor de sua marca frente à concorrência.

Principais descobertas

A preocupação com notícias falsas é alta em quase toda a África Subsaariana, América Latina, América do Norte e grande parte da Europa.

Nos Países Baixos, Polônia e Suécia, apenas um terço ou menos veem isso como um problema.

Em Singapura, apenas 19% acham que a desinformação é um problema grave, e 49% nem a veem como um problema.

Nos EUA, 51% consideram as notícias falsas um grande problema; no Canadá, esse número cai para 43%.

Em 22 dos 35 países pesquisados, aqueles que consideram a desinformação um problema muito sério são menos propensos a dizer que estão satisfeitos com a democracia.

Um exemplo extremo é a Grécia: apenas 15% dos gregos muito preocupados com notícias falsas acreditam que a democracia funciona bem por lá.

Foto: Pexels

Fonte: Pew Research Center, WARC

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade