Nesta quarta-feira 16, estreia a 2ª etapa do projeto multiplataforma que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A proposta inclui uma série de reportagens especiais exibidas no Balanço Geral SC, estreitando ainda mais os laços entre a Itália e Santa Catarina.
As reportagens têm como objetivo destacar a importância histórica, cultural e econômica da imigração italiana, com um foco especial no desenvolvimento de Santa Catarina. Durante o ano passado, o público acompanhou a primeira fase do projeto, composta por 16 episódios documentais.
Na segunda fase, além de resgatar as conexões entre passado e presente, a superprodução da NDTV – RECORD dará destaque as regiões de Santa Catarina que também foram colonizadas por italianos. As histórias dos descendentes ganham destaque, principalmente daqueles que que, inspirados pelos imigrantes, se dedicaram a desenvolver negócios, fortalecer a economia, modernizar as cidades, criar novas tecnologias e transformar Santa Catarina em um dos estados mais prósperos do Brasil.
Paulo Muller, responsável pela reportagem e Gerente de Jornalismo de Joinville, explica “A produção valoriza aquelas pessoas que tiveram um papel fundamental para a construção de Santa Catarina. Além disso, este projeto proporciona ao telespectador conhecer essa história a partir das vozes dos descendentes que continuam construindo novos capítulos de desenvolvimento econômico e social do estado com o DNA de quem começou essa trajetória. São gerações aqui em SC e na Itália que se reencontram para compartilhar 150 anos de imigração.”
Equipe no Brasil e na Itália
O projeto envolveu mais de dez profissionais, entre jornalistas, produtores e editores, que viajaram para a Itália e para várias regiões do Brasil.
As reportagens dessa superprodução são assinadas pelo jornalista Paulo Mueller. A produção executiva é de Ana Beatriz Azevedo. A produção na Itália contou com a participação de Marta Silva e imagens da Elephant Office Itália. As imagens no Brasil são de Cristian Sagaz. A edição e pós-produção do vídeo é da Morocha.Pos. A curadoria do projeto é de Andrey José Taffner Fraga e Rosemary Glatz.
Muller reforça “Nossa equipe teve a felicidade de viver essa história de perto durante 21 dias na Itália percorrendo 18 cidades e nos mais de 15 municípios de Santa Catarina por onde já passamos. A emoção que sentimos durante as gravações com certeza tocará quem acompanhar as reportagens na tela da NDTV Record.”
Impacto cultural
Essa é mais uma superprodução internacional do Grupo ND e um marco importante na história da televisão catarinense. Nos últimos anos, produções documentais revisitaram e contaram histórias, como as relações entre Açores, em Portugal, e Florianópolis, o bicentenário da heroína lagunense Anita Garibaldi e, mais recentemente, o bicentenário da imigragação alemã no Brasil.
Além das exibições na TV e nas plataformas digitais do grupo, o projeto inclui a distribuição de 20 mil gibis e 20 mil livretos para escolas públicas de Santa Catarina. A emissora também promoverá eventos e atividades em parceria com entidades italianas locais, celebrando a herança cultural e as conquistas dos imigrantes.
“É importante localizar não só as questões culturais, gastronômicas e arquitetônicas, mas também as partes econômicas e industriais. As empresas participando desse projeto são italianas, de famílias italianas, com a essência de terem construído, nestes 150 anos, projetos empresariais que empregam milhares de pessoas e produtos reconhecidos nacional e internacionalmente”, destaca o presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli.
A Grande Imigração Italiana é uma realização da NDTV – RECORD, com patrocínio de SINEPE, Lunelli, Berlanda, Perini, Perville, Giassi Imbralit,UNIFEBE, Martinelli, Adami S/A – Madeiras, Diamante Energia e Fontana.

Foto:Reprodução ND